A relação entre saúde das unhas e vitaminas não se estabelece, segundo a dermatologista Vanessa Kodani, por apenas uma vitamina específica. Para a especialista, a explicação está em um conjunto de fatores no e equilíbrio das vitaminas e minerais no organismo. Mesmo assim, alguns nutrientes se destacam nesse contexto, como a biotina.
Vitaminas e saúde das unhas
“Podemos ajudar o corpo ingerindo vitaminas como a biotina e outros nutrientes como zinco, magnésio e cálcio. Sendo assim, devemos sempre cuidar da alimentação para que todos os nutrientes necessários sejam suficientes para o corpo, o que, consequentemente, trará benefícios também para as unhas”, explica a médica.
A profissional destaca o fato do corpo entender que a unha é um acessório supérfluo em comparação com outros órgãos vitais, destinando, assim, os nutrientes às unhas por último. Portanto, para que a suplementação visando o bem estar ungueal seja efetiva é necessário antes garantir que todo o organismo seja amparado com diversas medidas e cuidados que gerem boa saúde e bom funcionamento.
“Se há necessidade de cuidados dos órgãos vitais, a unha é deixada de lado no quesito nutrientes em prol de manter a vida no organismo. Assim que o equilíbrio dos órgãos vitais no organismo é restabelecido, o corpo pode dar atenção novamente às unhas e fortalecê-las com vitaminas e minerais”, afirma o profissional.
Tratamento medicamentoso com biotina
Com relação à biotina, existem estudos que apontam que essa vitamina promove o estímulo da formação de queratina, proteína capaz de restaurar e fortalecer as unhas. Há medicamentos no mercado ricos em biotina, desenvolvidos especificamente para o tratamento de problemas nas unhas. Vale ressaltar que o tratamento em questão só apresenta melhoras após, no mínimo, três meses.
Foto: Shutterstock