AchèAchè
search
Título

Qual é a relação entre queda de cabelo e dermatite seborreica?

Cabelo
Pele e Beleza

Por

23 de outubro de 2023

A dermatite seborreica é uma descamação que ocorre no couro cabeludo e pode causar transtornos muito conhecidos, como a caspa. Essa é uma doença dermatológica séria e tem relação direta com outros tipos de problemas capilares, como a queda de cabelo. A dermatologista Juliana Fonte ajudou a entender melhor essa relação e o que fazer para tratar o problema. Confira!

Dermatite seborreica: couro cabeludo inflamado causa perda dos fios

Para saber como a dermatite seborreica gera a queda de cabelo, é importante entender como ela funciona. “É uma doença cutânea inflamatória, crônica, não contagiosa que acomete principalmente a face, sobrancelhas, canto do nariz, couro cabeludo e orelhas. Manifesta-se como área de vermelhidão e descamação”, explica Dra. Juliana. 
“A sua causa não é totalmente conhecida, pode ter origem genética ou ser desencadeada por agentes externos, como alergias, situações de fadiga ou estresse emocional, baixa temperatura, álcool, medicamentos e excesso de oleosidade”, afirma a dermatologista, que aponta ainda que a presença do fungo Pityrosporum ovale pode ser um dos motivadores da doença. 
Como a dermatite seborreica gera um processo inflamatório no couro cabeludo, isso causa a queda de cabelo. Os recém-nascidos também podem apresentar sintomas da doença, que nessa situação é chamada de crosta láctea. Porém, nos pequenos, a dermatite seborreica não possui gravidade e é uma condição temporária e inofensiva, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). 

Tratamento é feito com shampoo para dermatite seborreica

A dermatite seborreica não tem cura. Também é difícil evitá-la ou preveni-la. Porém, é possível tratá-la de forma eficiente com alguns hábitos de higiene simples, como recomenda Dra. Juliana: “Evitar lavar os cabelos com água muito quente, evitar que os cabelos fiquem muito oleosos, usar xampus com ativos seborreguladores, usar condicionadores somente nas pontas”.
A SBD também recomenda evitar o uso constante de bonés e chapéus e a interrupção do uso de géis, pomadas modeladoras e sprays para cabelo. “Casos graves podem necessitar de probióticos, corticoides, retinoides. Nesses casos, é importante acompanhamento médico”, diz a especialista. O dermatologista pode indicar shampoos que contenham ácido salicílico, alcatrão, enxofre e antifúngicos, além de remédio para dermatite seborreica. 

 

Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD): https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/dermatite-seborreica/3/

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Alopecia areata: como é o tratamento deste tipo de perda de cabelo?

A alopecia areata, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é uma doença inflamatória que causa queda de cabelo, deixando partes do couro cabeludo com buracos arredondados sem fios. Felizmente, essa condição tem tratamento e quem explica melhor as principais medidas para resolver este tipo de perda de cabelo é a dermatologista Carla Nogueira. Confira! […]

Artigos
O uso de gel e pomadas pode acelerar a queda de cabelo?

Existem alguns fatores que podem acelerar ou até causar a queda de cabelo. Estresse, doenças autoimunes, infecções, dermatites e, claro, os diversos tipos de calvície são alguns exemplos. Mas, será que o uso de gel e pomadas nos fios é outro motivo? Continue lendo esta matéria para descobrir.  Gel e pomada podem irritar couro cabeludo […]

Artigos
Dermatite seborreica causa queda de cabelo? Entenda!

Você já ouviu falar em dermatite seborreica? Essa doença de pele, também chamada de sebopsoríase, afeta muito mais gente do que se imagina e, não raro, é associada à queda de cabelo excessiva. Mas, afinal, a dermatite seborreica causa queda de cabelo? Convidamos a dermatologista Elizabeth Serra para tirar essa e outras dúvidas sobre o […]

Converse com um dos nossos atendentes