AchèAchè
search
Título

Qual é a relação da vitamina D com a obesidade?

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

Diversos estudos apontam que existe uma relação entre a vitamina D e a obesidade, mais especificamente entre a deficiência dessa vitamina e o sobrepeso. Segundo uma apresentação no Congresso Europeu de Obesidade, realizado na República Tcheca, em 2015, pessoas obesas e com deficiência de vitamina D que passaram a tratar o problema com suplementação da vitamina aliada a outros métodos, perderam mais peso do que aqueles que não aderiram aos suplementos. 

Relação entre falta de vitamina D e obesidade


“A vitamina D hoje é considerada um hormônio e fonte de vários estudos, inclusive em relação à obesidade. Esses estudos mostram que uma ingestão inadequada de vitamina D pode levar à obesidade futura e revelam ainda que os indivíduos, quando já obesos, têm uma quantidade menor de vitamina D sanguínea em relação a população não obesa”, informa a nutricionista Ana Paula Moura.

Estudos apontam também que a obesidade dificulta a transformação da vitamina D na sua forma ativa, ou seja, aquela que de fato desempenha suas funções no organismo. A falta de vitamina D combinada com a obesidade pode ainda aumentar o risco de doenças sérias, como diabetes, câncer e problemas cardíacos.   

Formas da falta de vitamina D resultar em obesidade


A suplementação da vitamina D pode ser eficiente no tratamento da obesidade por meio da melhora da resistência à insulina nos pacientes obesos. Pesquisas já mostram que a vitamina D tem um papel regulador deste processo. “A resistência à insulina consiste no quadro em que esse hormônio não consegue colocar a glicose para dentro das células. A glicose não absorvida é transformada em triglicerídeos e depositada no tecido adiposo”.
É importante ressaltar também que a hipovitaminose D leva ao cansaço, fadiga, falta de ânimo e depressão, o que facilita o ganho de peso. “Estes sintomas na maioria das vezes levam o indivíduo a não praticar atividade física, mesmo uma leve caminhada, e ainda prejudicam significativamente a ingestão de alimentos saudáveis”.
Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
É necessário usar cloro para limpar vegetais que serão comidos crus?

Adotar cuidados com a alimentação para melhorar e proteger sua saúde não significa apenas escolher uma boa variedade de produtos, ricos nos mais diversos nutrientes. É importante também saber como higienizá-los e prepará-los adequadamente. Soluções feitas com cloro, por exemplo, devem ser usadas para limpar vegetais crus para evitar parasitoses intestinais. Confira algumas dicas de higienização […]

Artigos
O pré-diabetes pode ser revertido, antes da manifestação plena da doença?

Como o nome sugere, o pré-diabetes é um quadro que antecede o diabetes e que também apresenta elevação importante de açúcar no sangue, porém não o suficiente para que o diagnóstico da doença seja feito. Caso o aumento da glicose no sangue seja identificado ainda nesta fase, é possível evitar que a doença se manifeste […]

Artigos
Obesidade: Como proteger as articulações quando estamos acima do peso?

A obesidade provoca uma série de consequências ruins para a saúde e uma delas é o desgaste das articulações. O peso excessivo do corpo sobrecarrega essas estruturas, além de ossos e cartilagem. Emagrecer torna-se, então, uma medida necessária. Para isso, deve-se recorrer a um profissional que oriente o tratamento adequado.    “O passo inicial é […]

Converse com um dos nossos atendentes