AchèAchè
    search
    Título

    Qual é a relação da testosterona com a calvície nos homens?

    Uncategorized

    Por

    A testosterona é um dos hormônios mais importantes para o corpo masculino. Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), a substância ajuda na produção de proteínas e na formação dos ossos e é fundamental para o desenvolvimento do comportamento sexual. Outra característica menos conhecida da testosterona é sua ligação com a calvície nos homens

    Ação da testosterona pode causar calvície nos homens


    “A
    calvície masculina mais comum, conhecida como alopecia androgenética, tem intrínseca relação com a testosterona. Esse hormônio, por meio do seu componente ativo di-hidrotestosterona, se liga nos receptores do folículo capilar e promove um afinamento dos fios”, afirma a dermatologista Gabriela Itimura. 

    Além de afinar os fios, a testosterona também atrofia os bulbos capilares. Como consequência, os cabelos param de nascer e, onde conseguem nascer, crescem de forma lenta. De acordo com a médica, esse processo também acontece com as mulheres que são geneticamente predispostas à calvície. 

    A calvície é mais prevalente nos homens a partir dos 50 anos de idade. No entanto, há casos de adolescentes, embora em menor número que já apresentam os primeiros sinais da condição, como as famosas entradas.

    É possível bloquear os efeitos da testosterona?


    Caso você tenha notado os primeiros sinais da calvície, é importante
    procurar auxílio profissional o quanto antes para tratar o problema. “Hoje, o tratamento ideal é uma combinação de medicamentos. Um deles age sobre a testosterona, impedindo que o hormônio se transforme no seu metabólito ativo, a di-hidrotestosterona”, informa Gabriela. 

     

    Dados da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM): https://www.endocrino.org.br/importancia-testosterona-diagnostico-andropausa/

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes