Apesar da calvície acometer homens e mulheres na mesma proporção, a manifestação da doença não é a mesma em ambos os gêneros. Nos homens, a queda de cabelo se inicia com as entradas, afetando também o topo da cabeça. Já nas mulheres, essas regiões não são afetadas da mesma forma. O que ocorre é um volume de cabelo menor por conta de fios mais ralos.
Diferenças da calvície em mulheres e homens
“Em geral, o padrão da alopecia androgenética feminina é diferente do padrão masculino. Nas mulheres, a doença costuma cursar com uma rarefação mais difusa dos fios ao longo dos anos. Já nos homens, é comum iniciar com as ‘entradas’ e rarefação no vértice da cabeça, podendo progredir de maneira mais intensa do que nas mulheres”, explica a dermatologista Aline Guimarães.
É importante destacar que existem diferentes tipos de queda de cabelo, sendo a calvície apenas um deles. Portanto, antes de buscar tratamento, é fundamental que mulheres e homens se consultem com um dermatologista competente, para que ele possa determinar exatamente a causa da queda capilar e, assim, indicar o tratamento mais adequado.
Como a queda capilar nas mulheres deve ser tratada?
O tratamento de calvície, tanto em homens, quanto em mulheres, depende do uso de medicamento capaz de retardar o processo de queda e que estimule o crescimento de fios nas regiões acometidas. “No caso da alopecia androgenética, o uso do minoxidil tópico ainda é o tratamento mais realizado e que possui bastante respaldo científico”, afirma Aline.
Foto: Shutterstock