AchèAchè
    search
    Título

    Qual a diferença entre colágeno tipo I e tipo II? Qual traz benefícios para as articulações?

    Uncategorized

    Por

    As articulações são partes do sistema ósseo que fazem a ligação entre dois ossos, permitindo que o corpo faça os mais diversos movimentos como caminhar, agachar e subir escadas sem dor. Para que isso aconteça, o organismo precisa de boas quantidades de colágeno, uma proteína presente na composição das articulações e dividida em vários tipos, como o tipo I e o tipo II. 

    Tipo I e tipo II do colágeno se formam em processos diferentes


    De acordo com a reumatologista Rafaela Alen, o
    colágeno tipo I é formado a partir do rompimento de moléculas de proteína, processo que dá origem a substâncias menores, mais facilmente absorvidas pelo intestino humano. É retirado da cartilagem óssea de bois e frangos, mas também é encontrado em outros animais. 

    O colágeno tipo II, por sua vez, é originado a partir de outro processo. “Também chamado de colágeno não desnaturado, suas moléculas não são quebradas, diferentemente do colágeno tipo I. Sua formação se dá em temperaturas mais baixas, o que faz com que a molécula não se rompa”, explica a especialista. 

    Colágeno ajuda no tratamento da osteoartrite


    O tipo I do colágeno é muito importante para o corpo porque fortalece as articulações. Já o segundo tipo atua na reposição do colágeno perdido ao longo do
    envelhecimento do organismo, prevenindo destruição da cartilagem articular, característica principal da osteoartrite, e evitando a inflamação e a dor que essa doença provoca. Vale lembrar que os dois tipos de colágeno podem ser usados juntos, um complementando a ação do outro. 

    É sempre bom manter uma alimentação rica em colágeno, mas em alguns casos, como quando o paciente tem fatores de risco para a osteoartrite, o médico pode indicar uma atenção especial a essa proteína. “O colágeno é encontrado nas carnes ou ainda em suplementos alimentares na forma de cápsulas e sachês”, informa Dra. Rafaela.

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes