A tosse, um dos sintomas da gripe e do resfriado, é um mecanismo utilizado pelo organismo para expulsar micro-organismos e substâncias estranhas presentes no sistema respiratório e que poderiam causar problemas à saúde, como irritar a garganta. É por isso que, apesar de incômoda, ela é parte importante dos sistemas de defesa do corpo.
Poeira, fuligem e até produtos de limpeza podem causar tosse
“Entre essas substâncias que causam tosse, podemos citar o pó doméstico, fungos, fuligem, serragem e produtos de limpeza”, afirma a otorrinolaringologista Cristiane Mayra Adami. “Também podemos destacar medicamentos que provocam tosse, como anti-hipertensivos, betabloqueadores e anti-inflamatórios não hormonais”. Segundo a médica, a tosse também pode ser resultado de variações de temperatura do ar inalado.
O clima seco, associado a bebidas muito quentes ou muito frias, também pode irritar a garganta, o que pode ser evitado com a hidratação adequada e o consumo de alimentos em temperatura morna. O contato com a fumaça do cigarro também é capaz de provocar tosse. Procure se manter à distância e, claro, abandonar o vício caso também seja fumante.
Manter a casa limpa evita irritações na garganta
Existem ainda outras medidas que ajudam a aliviar a tosse e a sensação de garganta irritada, como o uso de medicações antitussígenas e antialérgicas. Manter a casa limpa, livre de poeira, ácaros e mofo é importante para prevenir a tosse, assim como o gargarejo com água morna e o consumo de própolis, gengibre e menta podem aliviar o sintoma.
No entanto, é importante ficar atento à evolução do quadro, já que a tosse pode ser o primeiro sintoma de uma reação alérgica mais grave a alguma dessas substâncias. “Outros sintomas como espirros, edema facial, congestão nasal, lacrimejamento excessivo, falta de ar com chiado torácico e coceira localizada em diversos lugares do corpo podem estar presentes numa reação alérgica”, alerta a especialista.
Foto: Shutterstock