AchèAchè
search
Título

Quais substâncias do dia a dia podem irritar a garganta e causar tosse?

Asma e Bronquite

Por

19 de outubro de 2023

A tosse, um dos sintomas da gripe e do resfriado, é um mecanismo utilizado pelo organismo para expulsar micro-organismos e substâncias estranhas presentes no sistema respiratório e que poderiam causar problemas à saúde, como irritar a garganta. É por isso que, apesar de incômoda, ela é parte importante dos sistemas de defesa do corpo.

 

Poeira, fuligem e até produtos de limpeza podem causar tosse

 


“Entre essas substâncias que causam tosse, podemos citar o pó doméstico, fungos, fuligem, serragem e produtos de limpeza”, afirma a otorrinolaringologista Cristiane Mayra Adami. “Também podemos destacar medicamentos que provocam tosse, como anti-hipertensivos, betabloqueadores e anti-inflamatórios não hormonais”. Segundo a médica, a tosse também pode ser resultado de variações de temperatura do ar inalado.

O clima seco, associado a bebidas muito quentes ou muito frias, também pode irritar a garganta, o que pode ser evitado com a hidratação adequada e o consumo de alimentos em temperatura morna. O contato com a fumaça do cigarro também é capaz de provocar tosse. Procure se manter à distância e, claro, abandonar o vício caso também seja fumante.

 

Manter a casa limpa evita irritações na garganta

 


Existem ainda outras medidas que ajudam a aliviar a tosse e a sensação de garganta irritada, como o uso de medicações antitussígenas e antialérgicas. Manter a casa limpa, livre de poeira, ácaros e mofo é importante para prevenir a tosse, assim como o gargarejo com água morna e o consumo de própolis, gengibre e menta podem aliviar o sintoma.

No entanto, é importante ficar atento à evolução do quadro, já que a tosse pode ser o primeiro sintoma de uma reação alérgica mais grave a alguma dessas substâncias. “Outros sintomas como espirros, edema facial, congestão nasal, lacrimejamento excessivo, falta de ar com chiado torácico e coceira localizada em diversos lugares do corpo podem estar presentes numa reação alérgica”, alerta a especialista.

 

 

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quais são os desafios do tratamento da DPOC em pacientes idosos?

A DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) é encarada por muitos como um quadro típico de idosos, já que a maioria dos pacientes se enquadram nesta faixa etária. Contudo, também pode se manifestar em pessoas mais jovens. A doença tem íntima relação com o tabagismo, ou seja, aqueles que acumulam anos com a prática correm risco maior […]

Artigos
A bronquite crônica é mais comum na terceira idade? Por quê?

Uma das manifestações da chamada DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), a bronquite crônica está ligada diretamente aos efeitos que o cigarro provoca ao longo dos anos e por isso acaba sendo mais comum na terceira idade. Com o acúmulo de décadas de prática do tabagismo, a bronquite crônica tende a se manifestar. “É mais comum encontrar pessoas […]

Artigos
Asma em idosos: quais os cuidados especiais que devem ser tomados?

Tosse, chiado e dores no peito, sudorese, lábios azulados e falta de ar são alguns dos principais sintomas vistos em pessoas com asma e que podem piorar à noite ou durante a prática de atividades físicas. A doença é caracterizada pela inflamação das vias aéreas, canais por onde o ar passa, o que dificulta o transporte de […]

Converse com um dos nossos atendentes