A pele conta com uma barreira natural de proteção que a permite se defender da ação dos mais diversos agentes externos com os quais todo mundo tem contato diariamente. Para que essa barreira funcione bem sempre, é importante que os cuidados de rotina com a pele estejam em dia. Caso haja fragilização da barreira, a tendência é que surjam alguns sinais indicando o problema.
Sinais de barreira de proteção da pele fragilizada
“Alguns sinais que indicam fragilização da barreira de proteção da pele: ressecamento, com rachaduras ou fissuras; vermelhidão excessiva; e descamação da pele. Excesso de sol e de frio, uso incorreto de alguns produtos na pele e uso excessivo de maquiagem sem a adequada remoção são alguns dos fatores que podem comprometer essa fragilização”, informa a dermatologista Cinthya Basaglia.
Segundo a especialista, o uso correto de produtos para a pele e a passagem por uma consulta dermatológica que permite as orientações adequadas são fundamentais nesse contexto. “O médico especialista saberá indicar, por exemplo, o sabonete ideal para o seu tipo de pele, o creme mais funcional, tanto para pele oleosa quanto para as mais ressecadas, um bom filtro solar (com fator de proteção de, no mínimo, 30), dentre outras coisas”, explica a dermatologista.
Existem hoje no mercado opções de produtos dermocosméticos capazes, não só de restaurar a barreira de proteção da pele, mas também de oferecer outros benefícios, tais como hidratação, limpeza e fortalecimento. Tudo isso respeitando a integridade da pele, atuando de forma delicada, porém eficaz. Produtos versáteis podem ajudar muito na rotina de skincare.
Dermocosméticos também atendem pacientes com peles sensível ou sensibilizada
Pessoas com a pele sensível ou sensibilizada também podem se beneficiar desse tipo de produto, já que existem opções para todos os tipos de pele (rosto e pescoço). Isso se aplica a itens diversos, como sabonetes, gel de limpeza, reparador labial, cremes, solução micelar, suavizantes, dentre outros.
Foto: Shutterstock