search
Título

Quais são os riscos de mergulhar em uma praia imprópria para banho?

Saúde Gastrointestinal
Sintomas

14 de novembro de 2023

Em uma praia imprópria para banho, existe uma quantidade bastante alta de micro-organismos infecciosos, principalmente coliformes fecais (bactérias provenientes de contaminação fecal), o que está diretamente ligado à presença de esgoto. Ao entrar nessa água contaminada, o indivíduo está se colocando em alto risco de adquirir doenças que cursam com sintomas nada agradáveis.  

 

Principais riscos de entrar em contato com água imprópria para banho

 

“Quando se fala em contaminação fecal na água, isso significa que há presença de germes considerados patogênicos, como a salmonela, que pode te deixar com diarreia por uma semana, vômito e febre. Em relação aos vírus, podemos destacar o norovírus e o rotavírus, que também provocam diarreia e vômito, além de dor de cabeça bastante forte”, informa o biomédico Roberto Martins Figueiredo, o “Doutor Bactéria”.
Segundo o especialista, bactérias como a Escherichia coli encontradas em uma praia imprópria podem provocar até mesmo falência total de órgãos, problemas de hemorragia intestinal e presença de sangue na urina. Quanto à diarreia, a preocupação maior fica por conta das crianças, pois para elas o risco de desidratação é mais grave.
É interessante destacar que a água considerada própria para banho também conta com esses micro-organismos, porém em quantidade menor. Quanto mais baixo for o volume desses agentes na água, melhor é o índice de balneabilidade de determinada praia. “De acordo com o nível da presença desses germes, é que vamos classificar a água como própria ou imprópria”, afirma o profissional.

 

Como evitar os riscos da água de praia imprópria?

 

Para evitar a contaminação e os problemas de saúde consequentes, é importante tomar alguns cuidados, conforme explica o biomédico: “Para começar, não se deve nunca levar animais à praia. Caso haja alguma bandeira indicando que o local é impróprio para banho, jamais entrar na água, especialmente com crianças. Inclusive, é melhor nem frequentar essas praias, pois a água pode também contaminar a areia e aí se alguma criança leva isso à boca pode haver problemas”.

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Festas de fim de ano: o que muda na rotina de quem tem intolerância à lactose?

Indivíduos que sofrem com intolerância à lactose precisam ter atenção redobrada no período das festas de fim de ano, marcado por mesas fartas, repletas de alimentos contendo leite e derivados. Isso porque, dependendo do nível de intolerância, uma simples “beliscada” na comida indevida pode resultar em sintomas bem incômodos e, consequentemente, uma experiência desagradável nas festividades. Suplemento […]

Artigos
Versões sem lactose de produtos derivados do leite são seguros para quem tem intolerância?

Pessoas com intolerância à lactose precisam adotar alguns cuidados no dia a dia para evitar os sintomas incômodos provocados quando se ingere alimentos contendo leite e derivados. Um desses cuidados é apostar em produtos sem lactose, ou seja, que têm na composição leite ou derivados, mas não a lactose. Este açúcar do leite é o elemento fundamental […]

Artigos
Prisão de ventre pode ser um sintoma de parasitoses intestinais?

A higienização adequada dos alimentos em casa ou o consumo em restaurantes de procedência confiável é fundamental para evitar a contaminação por organismos que causam as chamadas parasitoses intestinais. Essas infecções, ainda que raramente sejam graves, podem causar bastante desconforto e exigem tratamento especializado assim que forem identificados os sintomas. A prisão de ventre é um deles? […]

Converse com um dos nossos atendentes