AchèAchè
    search
    Título

    Quais são os benefícios do diagnóstico precoce da asma?

    Asma e Bronquite
    Sintomas

    Por

    A asma é uma doença bastante comum no Brasil e no mundo. Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), as estimativas indicam que mais de 300 milhões de pessoas no planeta e 20 milhões de brasileiros sofrem com o problema. Procurar um médico assim que sentir os primeiros sintomas da doença é muito importante, já que o diagnóstico precoce da asma gera muitos benefícios à saúde do paciente. 

    Diagnóstico precoce da asma diminui número de crises


    Segundo o pneumologista Igor Nery, a asma é uma doença que faz os brônquios se fecharem e abrirem com uma maior frequência: “O formato original dos brônquios é um formato liso e bem aberto. Quanto mais vezes esses canos se apertam e abrem, com o passar do tempo, há a tendência deles perderem a capacidade de voltar ao formato original, mesmo com medicação”. Com o diagnóstico e o tratamento precoces, isso não acontece.

     Quando a doença é diagnosticada no início, o sofrimento do paciente é bem menor e os custos diretos e indiretos causados pela condição também são reduzidos significativamente. Com o diagnóstico precoce da asma, o paciente passa por menos crises, consegue dormir melhor e pode retomar mais cedo suas atividades esportivas, escolares e do trabalho. 

    Como o pneumologista descobre um caso de asma?


    A forma como o
    diagnóstico da asma é feito depende do quadro do paciente. “O diagnóstico da asma é basicamente clínico. Na maioria das vezes, ele é fechado com a coleta de informações dentro do consultório, sem precisar de um exame complementar”, explica Dr. Nery. O paciente relata seus sintomas e o histórico da doença e, depois, o médico faz uma análise física, juntando todas as peças para o diagnóstico. 

    Em alguns casos, no entanto, é preciso fazer a espirometria, um exame que mede a quantidade de ar que entra e sai dos brônquios para analisar como está seu funcionamento. Além disso, às vezes, o médico pede a realização desse exame para poder monitorar os avanços do tratamento ao longo do tempo. 


    Dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT):
    https://sbpt.org.br/portal/espaco-saude-respiratoria-asma/

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes