AchèAchè
search
Título

Quais são os benefícios do diagnóstico precoce da asma?

Asma e Bronquite
Sintomas

Por

19 de outubro de 2023

A asma é uma doença bastante comum no Brasil e no mundo. Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), as estimativas indicam que mais de 300 milhões de pessoas no planeta e 20 milhões de brasileiros sofrem com o problema. Procurar um médico assim que sentir os primeiros sintomas da doença é muito importante, já que o diagnóstico precoce da asma gera muitos benefícios à saúde do paciente. 

Diagnóstico precoce da asma diminui número de crises


Segundo o pneumologista Igor Nery, a asma é uma doença que faz os brônquios se fecharem e abrirem com uma maior frequência: “O formato original dos brônquios é um formato liso e bem aberto. Quanto mais vezes esses canos se apertam e abrem, com o passar do tempo, há a tendência deles perderem a capacidade de voltar ao formato original, mesmo com medicação”. Com o diagnóstico e o tratamento precoces, isso não acontece.

 Quando a doença é diagnosticada no início, o sofrimento do paciente é bem menor e os custos diretos e indiretos causados pela condição também são reduzidos significativamente. Com o diagnóstico precoce da asma, o paciente passa por menos crises, consegue dormir melhor e pode retomar mais cedo suas atividades esportivas, escolares e do trabalho. 

Como o pneumologista descobre um caso de asma?


A forma como o
diagnóstico da asma é feito depende do quadro do paciente. “O diagnóstico da asma é basicamente clínico. Na maioria das vezes, ele é fechado com a coleta de informações dentro do consultório, sem precisar de um exame complementar”, explica Dr. Nery. O paciente relata seus sintomas e o histórico da doença e, depois, o médico faz uma análise física, juntando todas as peças para o diagnóstico. 
Em alguns casos, no entanto, é preciso fazer a espirometria, um exame que mede a quantidade de ar que entra e sai dos brônquios para analisar como está seu funcionamento. Além disso, às vezes, o médico pede a realização desse exame para poder monitorar os avanços do tratamento ao longo do tempo. 

Dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT):
https://sbpt.org.br/portal/espaco-saude-respiratoria-asma/
Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quais são os desafios do tratamento da DPOC em pacientes idosos?

A DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) é encarada por muitos como um quadro típico de idosos, já que a maioria dos pacientes se enquadram nesta faixa etária. Contudo, também pode se manifestar em pessoas mais jovens. A doença tem íntima relação com o tabagismo, ou seja, aqueles que acumulam anos com a prática correm risco maior […]

Artigos
A bronquite crônica é mais comum na terceira idade? Por quê?

Uma das manifestações da chamada DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), a bronquite crônica está ligada diretamente aos efeitos que o cigarro provoca ao longo dos anos e por isso acaba sendo mais comum na terceira idade. Com o acúmulo de décadas de prática do tabagismo, a bronquite crônica tende a se manifestar. “É mais comum encontrar pessoas […]

Artigos
Asma em idosos: quais os cuidados especiais que devem ser tomados?

Tosse, chiado e dores no peito, sudorese, lábios azulados e falta de ar são alguns dos principais sintomas vistos em pessoas com asma e que podem piorar à noite ou durante a prática de atividades físicas. A doença é caracterizada pela inflamação das vias aéreas, canais por onde o ar passa, o que dificulta o transporte de […]

Converse com um dos nossos atendentes