AchèAchè
    search
    Título

    O que deve mudar na rotina de atividade física de quem é diagnosticado com asma?

    Asma e Bronquite

    Por

    Pacientes com asma precisam ter bastante cuidado com a prática de atividades físicas. Por mais que estas sejam fundamentais para o tratamento do quadro e controle dos sintomas e crises, é preciso saber com um especialista quais as modalidades e intensidade mais adequadas. Isso varia bastante de acordo com o paciente, então o tratamento deve ser sempre individualizado.  

    Asma de exercício requer atenção redobrada

    As atividades mais adequadas para se realizar são recomendadas por um especialista, o qual se baseará no quadro específico de cada paciente. De modo geral, o exercício traz benefícios ao paciente em relação às crises, mas não pode ser qualquer atividade, pelo risco do indivíduo sofrer com um broncoespasmo em função do desgaste. 

    “Existe uma forma de asma que chamamos de asma de exercício, que é o quadro no qual o paciente entra em crise logo que inicia uma atividade física. O paciente nessa condição deve adotar mais cuidados com a prática de exercícios físicos do que aquele que sofre com um quadro de asma normal”, informa o pneumologista José Eduardo Martinelli. 

    Para este tipo de asma desencadeada pelo exercício, deve-se buscar medicações específicas capazes de impedir que o paciente entre em crise pela prática de atividade física, até porque esta é de grande importância para o bom funcionamento de diversas áreas do organismo. É possível, até mesmo, a indicação de medicamentos específicos para antes do treino.

    Natação é muito indicada em quadros de asma


    A natação é uma das principais modalidades para quem tem asma. Muitos nadadores de sucesso, que eram portadores da doença quando crianças, iniciaram na modalidade cedo, incentivados pelos pais, no intuito de desenvolverem seus pulmões para lidar melhor com as crises. Isso mostra que, com o tempo de prática de atividades físicas, o paciente, de fato, consegue benefícios em relação às crises”, finaliza Martinelli.  

     

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes