search
Título

Quais são os benefícios da terapia nos casos de esquizofrenia?

Esquizofrenia
Sintomas

19 de outubro de 2023

A esquizofrenia é um transtorno complexo, que exige do paciente e de seus familiares engajamento total com o tratamento, pois apenas seguindo todos os cuidados necessários será possível controlar os sintomas adequadamente. O uso constante de medicamentos é a principal medida do tratamento, mas a terapia também possui grande importância.

“A psicoterapia, tanto individual quanto familiar, é benéfica nos casos da esquizofrenia, sempre em combinação com o tratamento medicamentoso”, afirma a psiquiatra Érika Mendonça. Um dos principais objetivos da psicoterapia no tratamento da doença é oferecer ao paciente caminhos para lidar com o transtorno.     

 

Terapia-cognitivo comportamental é a mais indicada no tratamento da esquizofrenia

 

O profissional que acompanha o paciente nas sessões de terapia consegue identificar fatores estressores que costumam piorar o quadro e, a partir disso, ensina o paciente a evitá-los. A terapia também ajuda na parte de comunicação e interação social, independência, auto estima e maturidade emocional (controle de sentimentos e sensações).

Existem diversos tipos de terapia que podem ser aplicadas no tratamento da esquizofrenia e também no de outros transtornos (depressão, transtorno bipolar, autismo, etc.), mas sempre há um que se encaixa melhor às necessidades do paciente, caso a caso. “A terapia-cognitivo comportamental é a que apresenta mais evidências no tratamento dos sintomas da esquizofrenia”, completa.

 

Principais medicamentos usados no tratamento

 

O tratamento medicamentoso que deve seguir em paralelo com a psicoterapia no quadro de esquizofrenia tem como remédios principais os antipsicóticos. Eles ajudam, principalmente, no controle de sintomas como delírio e alucinação. Além destes, o especialista pode indicar os ansiolíticos, estabilizadores de humor e até mesmo antidepressivos, dependendo do caso.

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Ouvir vozes é, necessariamente, um sintoma da esquizofrenia?

Ouvir vozes é um sintoma que pode fazer parte de um quadro de esquizofrenia, mas não é exclusividade deste transtorno. Outros problemas, sejam perturbações mentais ou não, podem cursar com essa percepção. É importante destacar que os pacientes que ouvem vozes acreditam que aquilo de fato é real, o que se difere do pensamento intrusivo. […]

Artigos
Quais são os tipos de alucinações da esquizofrenia?

Um quadro de esquizofrenia é marcado por diversos sintomas, com destaque para os delírios e alucinações. Estas podem ser entendidas como a percepção de objetos, pessoas e imagens inexistentes, sem que haja, de fato, um estímulo externo. Os tipos de alucinações estão associados aos sentidos, especialmente audição e visão. Em geral, as alucinações auditivas são […]

Artigos
Esquizofrenia é hereditário? O que fazer caso exista casos na família?

Um dos principais sinais que indicam o desenvolvimento da esquizofrenia é o aparecimento de sintomas psicóticos, como alucinações auditivas e visuais. É comum ver pessoas ou animais que não existem, ouvir vozes e ruídos que ninguém mais consegue ouvir e até ter a sensação de estar sendo monitorado o tempo inteiro. Nestes quadros, o fator genético […]

Converse com um dos nossos atendentes