O estilo de vida e a qualidade das relações entre pessoas são fatores muito importantes para a nossa mente, já que podem transformar simples problemas do dia a dia em transtornos psicológicos, como a ansiedade e a depressão. Um cuidado indicado para qualquer indivíduo, a terapia ajuda não apenas a tratar as mais diversas doenças que afetam os pensamentos, mas também a preveni-las e a preservar a saúde mental.
As principais vantagens de fazer terapia
“O propósito de toda terapia é ajudar as pessoas a se conhecerem melhor, mudar a maneira como elas estão pensando e se comportando e como elas estão entendendo o mundo. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o processo da terapia não se trata de dar bons conselhos. Isso é papel de amigos e familiares”, afirma a psicóloga Lilian Boarati. Os psicólogos são treinados, capacitados e especializados, por formação, para agir como facilitadores no processo de mudança da vida das pessoas em relação as suas queixas.
A especialista lembra que o ser humano depende da interação social para saber como se comportar e aprender hábitos, costumes, crenças e princípios e a terapia proporciona esse aprendizado. “Quem faz terapia tem mais autoconhecimento, consegue fazer melhores escolhas, age com mais adequação e assertividade, tem mais habilidades para enfrentar adversidades e resolve seus conflitos e problemas emocionais com mais equilíbrio e rapidez”, explica a profissional.
Terapia melhora relacionamento com amigos e família
Além disso, uma pessoa em terapia não está cuidando apenas de si mesma, mas também das pessoas com as quais se relaciona. “Muitos problemas emocionais e doenças psicológicas são adquiridas como resultado de padrões de relacionamentos afetivos e interpessoais com a família, amigos, cônjuge, colegas de trabalho e de escola”, alerta Lilian.
Ao ajudar a manter a saúde mental em equilíbrio, a terapia faz com que o indivíduo tenha padrões comportamentais mais saudáveis em seus relacionamentos. As pessoas ao seu redor também se beneficiam, já que seu modo de tratá-las irá afetá-las positivamente e ainda servirá de modelo para que elas ajam de maneira semelhante em suas relações sociais.
Foto: Shutterstock