O processo natural de envelhecimento começa já no nascimento, mas, evidentemente, seus efeitos são mais pronunciados na vida adulta, depois do corpo passar pela fase de desenvolvimento na infância e juventude, assim como uma relativa estabilidade no começo da vida adulta. Ao atingir a meia idade, por volta dos 40/50 anos, é normal que os indivíduos passem a perceber limitações e desgaste físicos, já em um processo descendente.
Mulheres passam por mais mudanças físicas na meia idade por conta da menopausa
“As mudanças físicas começam a surgir por volta dos 40 anos de idade. A primeira delas é a presbiopia, que é a dificuldade de visão – cada vez mais temos que afastar o que a gente quer ler. Depois, a presbiacusia (piora da audição com o envelhecimento) e outras limitações, como perda de elasticidade da pele, de pelos e cabelo (este último mais forte nos homens)”, informa o geriatra e pneumologista José Eduardo Martinelli.
Segundo o especialista, as mulheres passam ainda por mudanças que não se associam aos homens, devido à menopausa. “Nas mulheres, destaca-se o climatério – que é o período que antecede a menopausa – e a própria menopausa. Com eles, manifestam-se uma série de alterações, tanto hormonais quanto na parte física e psicológica”, explica o médico.
Cuidados para manter uma boa saúde durante a velhice
Por conta dessas mudanças, recomenda-se buscar por um geriatra entre os 40 e 50 anos de idade, até porque é nesta faixa etária que surgem doenças mais sérias – principalmente as de fundo hereditário – como hipertensão, diabetes, dislipidemia, gota etc. “Essas doenças também estão muito relacionadas a fatores como obesidade, tabagismo, inatividade física”, afirma o geriatra.
Portanto, uma forma de evitar os efeitos negativos que chegam com o envelhecimento é adotar hábitos de vida mais saudáveis, que poderão ser orientados pelo geriatra. O profissional também pode indicar um tratamento medicamentoso, caso necessário, que ajude a manter sua saúde o mais elevada possível durante a velhice, incluindo a suplementação de nutrientes ausentes ou deficientes na alimentação.
Foto: Shutterstock