AchèAchè
    search
    Título

    Quais são as principais doenças contraídas na primeira infância?

    Uncategorized

    Por

    A primeira infância é a fase da vida em que o cérebro dos bebês mais se desenvolve em termos estruturais, segundo o Ministério da Cidadania, e é com a boa relação com os pais formada nesta etapa que os pequenos aprendem a controlar suas emoções e a se comunicar, ainda de acordo com o órgão. 

    Nesta fase, que se estende do nascimento até os 3 anos de idade, os pais e responsáveis devem ter muito cuidado com a saúde dos bebês e crianças, já que o sistema responsável por sua defesa ainda está em processo de formação. Confira, logo abaixo, quais são as doenças mais comuns na primeira infância e descubra como evitá-las. 

    Gripe e resfriado são comuns na primeira infância

    “As principais doenças contraídas na primeira infância são algumas doenças virais que acometem as vias aéreas superiores, como gripe e resfriado, doenças correspondentes ao trato gastrointestinal, como vômitos e diarreia, e algumas alergias”, afirma a endocrinologista pediátrica Georgette Beatriz de Paula. 

    Outras doenças também citadas pela médica são:

    Catapora: infecção causada pelo vírus Varicela Zóster, facilmente transmitida por gotículas dispersas por meio de espirros, tosse e saliva e conhecida por provocar manchas vermelhas pelo corpo;

    – caxumba: outra infecção viral transmitida por gotículas. Causa o aumento das glândulas salivares, acompanhado de dor, além de provocar febre, dor de cabeça e fraqueza, segundo o Ministério da Saúde; 

    – rubéola: doença viral cuja transmissão acontece por meio do contato com secreções e que tem febre baixa, manchas vermelhas, dor de cabeça, dor muscular e dor ao engolir como sintomas. 

    Como evitar as doenças da primeira infância?

    Nesta idade, é ainda mais importante que os pais e responsáveis fiquem atentos aos cuidados necessários para prevenir doenças na primeira infância. Dra. Georgette cita “cuidados com a higiene, lavagem das mãos e dos alimentos” como as atitudes mais importantes. A médica também lembra que é fundamental ficar atento ao calendário de vacinação infantil. Outra medida necessária é garantir que a criança esteja bem alimentada, com refeições balanceadas e saudáveis, e que não tenha contato com água suja.

    Dados do Ministério da Cidadania: http://mds.gov.br/assuntos/crianca-feliz/crianca-feliz/a-primeira-infancia 

    Dados do Ministério da Saúde: https://antigo.saude.gov.br/saude-de-a-z/caxumba 

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes