AchèAchè
    search
    Título

    Quais são as principais causas de um mal súbito – AVC, Infarto e outros sinais

    Uncategorized

    Por

    Você sabe o que é mal súbito? Esse problema de saúde repentino pode causar um susto grande em quem o presencia. Não é para menos: esse quadro pode causar acidentes e até mesmo ser causado por alguma doença. A cardiologista Lorena Borges conversou com a equipe do Cuidados Pela Vida sobre a relação entre esse distúrbio inesperado e complicações cardiovasculares, como o infarto e o AVC. Confira!

    O que é mal súbito?

     

    De acordo com a cardiologista, o mal súbito é definido como “uma perda inesperada e repentina da consciência, muitas vezes caracterizada por um desmaio ou síncope. Esses quadros de desmaios podem ser rápidos e com recuperação espontânea da consciência sem sequelas. Porém, também podem causar morte súbita”. 

    Principais sinais de mal súbito

     

    Apesar de repentino e inesperado, o mal súbito pode apresentar sintomas. Os principais são:

    O que causa mal súbito

     

    Pessoas que sofrem com doenças cardíacas são mais propensas ao mal súbito, segundo a especialista. “90% das causas são de origem cardíaca, como infarto, arritmia ou malformações cardíacas, que geralmente a pessoa desconhece até que se tenha o ‘desmaio’”, explica. Porém, a Dra. Lorena deixa claro que não é só a saúde cardiovascular que causa o problema repentino

    Apesar de doenças cardíacas serem a maior causa de mal súbito, temos: 

    Caso você presencie um mal súbito, primeiros socorros podem ser muito úteis. “Independentemente da causa, quando nos deparamos com um paciente desacordado, o primeiro passo é identificar se a pessoa está respirando. Caso não esteja, acionar imediatamente o serviço de emergência (SAMU 192) de referência do local e, então, iniciar manobras de reanimação (massagem cardíaca) até a chegada de socorro. Após o primeiro atendimento, o paciente será encaminhado ao serviço de saúde mais próximo para melhor avaliação e investigação do quadro”, finaliza a especialista. 

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes