search
Título

Quais medidas podem ajudar a suprimir as manifestações do herpes?

Uncategorized

Por

Apesar de o herpes provocar bolhas, úlceras e outras feridas na boca e na área genital, nem todas as pessoas infectadas apresentam sintomas e muitas delas nem sabem que o vírus circula pelo corpo. Por outro lado, se você já teve uma crise com os sintomas típicos, deve procurar um médico para saber quais medidas ajudam a evitar novas manifestações do herpes.

Suplementação de lisina reduz crises do herpes

“Vida mais saudável, noites bem dormidas, exercícios físicos moderados, evitar exposições prolongadas ao sol e usar filtro solar, inclusive labial” são os hábitos indicados pelo dermatologista Murilo Drummond para suprimir outras crises do herpes, também chamadas na linguagem médica de recidivas ou recorrências.
Atualmente, os profissionais têm recomendado também a suplementação de lisina na forma de cápsulas orais para evitar a recorrência do herpes. “A lisina é um aminoácido essencial que inibe a multiplicação do vírus herpes simples, diminuindo a frequência do surgimento de lesões, a gravidade dos sintomas e o tempo de cicatrização”, afirma a dermatologista Juliana Fonte.

Alimentação saudável protege o corpo das crises do herpes

Como o vírus se aproveita de momentos de baixa imunidade, é importante prestar atenção ainda à alimentação, já que é por meio dos alimentos que o corpo recebe a maior parte dos nutrientes que necessita para fortalecer o sistema imunológico. Além de manter, de maneira geral, uma alimentação saudável, é preciso evitar amendoins e outras castanhas, ricos em arginina, e inserir vegetais folhosos e frutas com casca.
Doenças que afetam a imunidade, como neoplasias, diabetes e AIDS, também diminuem resistência do organismo ao vírus do herpes e favorecem o reaparecimento dos sintomas. Nestes casos, fazer o tratamento corretamente é primordial. “Fatores emocionais e traumatismos no local, o que inclui por exemplo aparelhos dentários e hábito de morder os lábios” são outros exemplos citados por Drummond que devem receber atenção.

 

Referência:  107. Pedrazini MC, Cury PR, Araujo VC, Wassall T. Effect of lysine on the incidence and duration of recurrent cold sore lesions. RGO Rev Gaucha Odontol. 2007;55:7-10. Portuguese.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes