AchèAchè
search
Título

Quais esportes são indicados para quem quer iniciar alguma atividade física e manter uma vida mais saudável?

Coração

Por Dr. Rubens Mattar Júnior

19 de outubro de 2023

A prática de exercícios é uma das atitudes mais importantes para quem deseja ter uma vida mais saudável. A atividade física ajuda a prevenir e tratar uma série de doenças cardiovasculares. No caso dos pacientes com hipertensão, as atividades reduzem o estresse e a ansiedade e relaxam os vasos sanguíneos, contribuindo para uma diminuição e o controle dos valores da pressão arterial. A prática, desde que feita com acompanhamento médico, é também muito benéfica para a saúde cardíaca e a redução do colesterol LDL, também chamado de “colesterol ruim”.

Atividade física regular ajuda a melhorar a saúde do coração


As atividades físicas são extremamente importantes para a melhora da saúde cardiovascular. A prática de exercícios regulares aumenta a produção de algumas enzimas, como a lipase, que impedem o acúmulo de gordura na parede das artérias, reduzindo riscos de problemas como infarto e AVC. “O efeito agudo ou crônico do exercício aeróbico, tanto de baixa, como de alta intensidade e duração, pode melhorar o perfil lipoproteico, estimulando o melhor funcionamento de processos enzimáticos envolvidos no metabolismo de lipídeos”, afirma o cardiologista Rubens Mattar Júnior.

Segundo o médico do exercício e do esporte João Felipe Franca, os sedentários devem iniciar a prática de exercícios regulares e viáveis dentro da rotina diária ou semanal. O ideal é começar com três dias por semana, aumentando gradativamente o tempo de duração e a intensidade, respeitando a tolerância física de cada organismo.  O objetivo é chegar a 150 minutos por semana, em pelo menos três séries semanais. No entanto, é crucial que quem não está em forma procure um médico antes do início da prática de atividades físicas, para que ele realize uma avaliação física específica e acompanhe o processo.

“Esta atividade física pode ser uma caminhada, uma pedalada, natação ou hidroginástica, que são exercícios de baixa intensidade”, aponta o especialista. O profissional diz ainda que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que pessoas acima dos 35 anos de idade devem realizar também exercícios de fortalecimento muscular e flexibilidade, pelo menos duas vezes por semana.

 

Idosos devem realizar atividades para a postura e o equilíbrio corporais


Além dos benefícios para a saúde cardiovascular, a prática de atividades físicas também tem benefícios para a mobilidade e para o crescimento saudável das crianças. A OMS aconselha que pessoas acima dos 60 anos pratiquem exercícios que visem melhorar a postura e o equilíbrio do corpo para diminuir o risco de quedas. “
Crianças, por outro lado, devem ser estimuladas a se movimentar diariamente, pelo menos 60 minutos, nas mais variadas modalidades de atividades físicas, sejam exercícios específicos, esportes coletivos e individuais ou atividades físicas em geral”, afirma o médico.

Os benefícios da mudança de hábitos podem ser percebidos já na primeira série, mas o efeito dura até 48 horas e deve ser renovado. “Costumo fazer uma analogia: a cada sessão de exercício, é como se estivéssemos colocando um tijolinho na construção de uma casa. Se está praticando regularmente, em uma semana a casa terá uma parede, em um mês terá quatro paredes e, em dois meses, terá teto, janelas e quintal”, diz Dr. João Felipe. No entanto, ao interromper a rotina de exercícios, a casa começa a desmoronar.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
atividade física
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Setembro vermelho: Entenda a importância de exames regulares para manter a saúde cardíaca

Uma morte a cada 40 segundos. Esses são os números alarmantes das vítimas de doenças cardiovasculares no Brasil. Os problemas de coração são a primeira causa de mortes no mundo, representando 43% dos óbitos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia. Para ajudar a diminuir esse número, existem diversas campanhas com o objetivo de […]

Artigos
Pressão alta: caminhadas podem ajudar a controlar a doença?

A prática de exercícios é parte importante do tratamento contra a hipertensão, pois ajuda a controlar a doença. Junto de outras medidas, como adoção de dieta saudável e uso de medicamento específico para o problema, a atividade física ajuda a evitar o aumento da pressão arterial ao impedir que os vasos sanguíneos fiquem estreitos, permitindo […]

Artigos
Valvulopatias: Saiba tudo sobre esses distúrbios do coração

O coração é um músculo que contrai e relaxa constantemente para cumprir sua principal função: bombear sangue cheio de oxigênio e nutrientes para todo corpo humano. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), ele funciona como uma “bomba hidráulica”, em que os tubos de saída seriam as artérias e os de entrada, as […]

Converse com um dos nossos atendentes