A infância é a época em que o organismo do seu filho ainda está se desenvolvendo, o que inclui o sistema imunológico, responsável por defendê-lo de qualquer agente invasor capaz de provocar doenças. E para que o corpo das crianças esteja pronto para os desafios que virão pela frente, que tal incentivá-los a complementar a imunidade com a prática de atividades físicas, como a natação? É uma excelente ideia, pode ter certeza!
Exercícios moderados melhoram a imunidade na infância
“Os estudos pregressos mostraram que, em geral, os exercícios físicos moderados realizados de forma regular levam a uma ativação do sistema imunológico e estão associados a uma maior proteção contra infecções”, afirma o pediatra e imunologista Gesmar Rodrigues Silva Segundo. Por outro lado, o especialista diz que a capacidade de defesa do corpo será reduzida se seu filho realizar a natação de forma extenuante.
A natação promove ainda outras melhorias nas crianças e que geram consequências positivas no sistema imunológico. “A natação tem muitos benefícios significativos na infância, como melhorar a coordenação motora, aumentar a resistência cardiorrespiratória, proporcionar noções de tempo e espaço e, ainda, pode ajudar no sono da criança”, explica o profissional. Com o organismo trabalhando de forma saudável com a ajuda dos exercícios, é natural que a imunidade se fortaleça com o passar do tempo.
É verdade que a natação cura a asma?
Um mito divulgado de forma inadequada, segundo o médico, é de que a natação seria capaz de curar a asma. Na verdade, o esporte melhora a resistência muscular da caixa torácica, ajudando seu filho no momento de uma crise de asma a não entrar em falência respiratória, mas não é a solução definitiva para a doença, reforçando a necessidade de melhorar a imunidade. Por isso, antes de levar uma criança à aula de natação, não deixe de conversar com um pediatra ou alergista.
Além de incentivar a prática de atividades físicas na infância, pais ou responsáveis também devem estimular seus pequenos a manter uma alimentação saudável e equilibrada, de acordo com a faixa etária. Levá-los ao mercado para fazer as compras de mês é uma ótima maneira de mantê-los em contato com a comida saudável. Por fim, a vacinação é de extrema importância e não deve ser deixada de lado.
Dr. Gesmar Rodrigues Silva Segundo é pediatra, pós-doutorado em Imunologia pela Universidade de Washington e atua como professor do Departamento de Pediatria da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). CRM-MG: 32969
Foto: Shutterstock