Na batalha por um corpo saudável, o sistema imunológico funciona como o principal agente de combate. Por meio das células de defesa, ele ataca seres estranhos, como vírus e bactérias, a fim de proteger o organismo contra doenças e infecções. Algumas atitudes e hábitos podem auxiliá-lo nessa tarefa.
Os benefícios do esporte
É o caso da prática regular de exercícios físicos, como aponta a alergista e imunologista Érica Azevedo: “Em dose moderada, a atividade física regular faz parte de um estilo de vida que é essencial para a manutenção da saúde do sistema imunológico.” Diversos estudos científicos apontam que a atividade física é capaz de aumentar a quantidade de linfócitos, células que fazem parte do sistema de defesa do corpo.
De acordo com Dra. Érica, não existem esportes ou exercícios específicos que colaboram mais para fortalecer a imunidade. “O mais importante é que seja uma atividade prazerosa e que leve a um estado de bem-estar físico e mental”, explica a imunologista. Seja futebol, vôlei ou uma simples caminhada pela manhã, o importante é manter o corpo em movimento.
Vantagens também para a mente
A atividade física tem ainda um papel importante na saúde mental, o que produz reflexos na defesa do corpo. Ela reduz os níveis de estresse e ansiedade e, fortalecendo o organismo como um todo e, assim, tornando o sistema imunológico mais apto para o ataque contra invasores e doenças.
Um modo de vida saudável, capaz de fortalecer o sistema de defesa do corpo, não passa somente pelos exercícios físicos. Há outros fatores, como explica Érica: “Uma boa alimentação, com proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais em quantidades adequadas, além de um bom sono, vão contribuir para um sistema imunológico mais forte.”