O herpes é uma infecção viral bastante comum e é marcada pelo estado febril na primeira crise e pelas lesões e bolhas que surgem ao redor da boca e na região genital. No entanto, esses sintomas podem ser espalhados para outras partes do corpo. Por isso, é importante que os pacientes afetados pelo vírus adotem alguns cuidados. Confira!
Herpes: da boca para a região genital
“Pode acontecer de o herpes ser transmitido por meio da boca e das mãos que tenham estado em contato direto com as feridas causadas pelo vírus. Então, sim, a pessoa pode espalhar a infecção de um lado do corpo para o outro”, afirma a dermatologista Christiane Jaccoud.
Ao tocar uma ferida localizada na boca, o paciente pode levar o vírus para a área genital, por exemplo, caso encoste na pele dessa região. A situação oposta também pode acontecer. Outro caso possível é um paciente infectado transmitir o vírus da boca para a região genital de outra pessoa durante uma relação sexual.
Saiba como prevenir a transmissão do vírus
As medidas de prevenção envolvem atitudes simples no dia a dia, como cita a especialista: “Lavar as mãos, trocar diariamente toalhas e roupas de cama, evitar compartilhar roupas íntimas e toalhas com pessoas infectadas e evitar compartilhar produtos de higiene, como sabonete e esponja de banho, com parceiros contaminados”.
Além disso, é imprescindível lembrar das formas clássicas de prevenção do herpes, como evitar tocar lesões ativas e usar preservativos durante relações sexuais, uma vez que o herpes é uma infecção sexualmente transmissível.
Foto: Shutterstock