AchèAchè
search
Título

Quais atividades do dia a dia podem agravar a osteoartrite no punho?

Meu Corpo
Ossos

19 de outubro de 2023

A osteoartrite é uma doença caracterizada pelo processo de desgaste da cartilagem das articulações, estrutura protetora que fica na extremidade dos ossos, evitando que estes se choquem e se degradem com os movimentos do corpo. Atividades realizadas no dia a dia podem agravar esse desgaste e, por isso, é preciso ter alguns cuidados.

Reduzir impacto articular é essencial para quem tem osteoartrite no punho

“Atividades de impacto no membro superior podem agravar a osteoartrite no punho. A prática de esportes com carga excessiva nas mãos e punhos ganha destaque nesse sentido”, afirma o ortopedista Guilherme Falótico. Toda atividade que forçar demais a região, como pegar muito peso com as mãos em casa ou na rua e fazer exercícios na academia com sobrecarga excessiva aos punhos, irá prejudicar o problema.
Segundo o especialista, não existe nenhuma órtese protetora com ação comprovada para prevenir a doença: “A única medida efetiva na prevenção da progressão da osteoartrite degenerativa dos punhos é reduzir o impacto articular”. Além disso, o tratamento medicamentoso é fundamental para amenizar os sintomas do quadro.

Tratamento contra a osteoartrite

Os remédios utilizados no tratamento da osteoartrite são importantes pois atuam diretamente na desaceleração do desgaste da cartilagem. É válido frisar que esse processo degenerativo não tem cura e fazer o tratamento adequado é a melhor alternativa para que o paciente possa controlar os sintomas e usufruir o máximo possível de uma boa qualidade de vida.
Além da abordagem farmacológica, outras medidas são importantes no tratamento, como fisioterapia e crioterapia (uso de gelo no local acometido). A prática de exercícios físicos também é recomendada, mas é necessário que sejam de baixo impacto, como ciclismo, natação e pilates, já que as atividades com alto nível de impacto podem piorar os sintomas da osteoartrite.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quais exercícios são indicados para fortalecer a musculatura em quem desenvolveu fragilidade nos ossos?

Conforme a idade avança, aumentam as chances de um indivíduo desenvolver a osteoporose. A doença metabólica se caracteriza pela diminuição da densidade óssea, fragilizando todo o esqueleto e deixando-o mais suscetível a fraturas. O problema costuma atingir pessoas com mais de 50 anos, principalmente, mulheres no período posterior à menopausa. Fortalecimento muscular Na luta contra […]

Artigos
Como deve ser a alimentação diária para o paciente com osteoporose?

A alimentação diária de uma pessoa que possui osteoporose precisa ser adequada e rica em vários nutrientes, principalmente o cálcio e a vitamina D que são os principais responsáveis pela saúde óssea. O que pode comer? Seguem alguns alimentos liberados para consumir diariamente: Alimentos fontes de cálcio como o leite, queijos, requeijão, iogurte e outros […]

Artigos
Osteoporose: Quais ossos são, em geral, mais afetados pela doença?

A osteoporose, de acordo com o Ministério da Saúde, é uma doença marcada pela perda de massa óssea, que torna os ossos fracos e aumenta o risco de fraturas em idosos e mulheres após a menopausa – grupos mais afetados pelo problema. Mas, será que a osteoporose prejudica todos os ossos do corpo ou existem […]

Converse com um dos nossos atendentes