A osteoartrite é uma doença caracterizada pelo processo de desgaste da cartilagem das articulações, estrutura protetora que fica na extremidade dos ossos, evitando que estes se choquem e se degradem com os movimentos do corpo. Atividades realizadas no dia a dia podem agravar esse desgaste e, por isso, é preciso ter alguns cuidados.
Reduzir impacto articular é essencial para quem tem osteoartrite no punho
“Atividades de impacto no membro superior podem agravar a osteoartrite no punho. A prática de esportes com carga excessiva nas mãos e punhos ganha destaque nesse sentido”, afirma o ortopedista Guilherme Falótico. Toda atividade que forçar demais a região, como pegar muito peso com as mãos em casa ou na rua e fazer exercícios na academia com sobrecarga excessiva aos punhos, irá prejudicar o problema.
Segundo o especialista, não existe nenhuma órtese protetora com ação comprovada para prevenir a doença: “A única medida efetiva na prevenção da progressão da osteoartrite degenerativa dos punhos é reduzir o impacto articular”. Além disso, o tratamento medicamentoso é fundamental para amenizar os sintomas do quadro.
Tratamento contra a osteoartrite
Os remédios utilizados no tratamento da osteoartrite são importantes pois atuam diretamente na desaceleração do desgaste da cartilagem. É válido frisar que esse processo degenerativo não tem cura e fazer o tratamento adequado é a melhor alternativa para que o paciente possa controlar os sintomas e usufruir o máximo possível de uma boa qualidade de vida.
Além da abordagem farmacológica, outras medidas são importantes no tratamento, como fisioterapia e crioterapia (uso de gelo no local acometido). A prática de exercícios físicos também é recomendada, mas é necessário que sejam de baixo impacto, como ciclismo, natação e pilates, já que as atividades com alto nível de impacto podem piorar os sintomas da osteoartrite.
Foto: Shutterstock