search
    Título

    Quais atividades devem ser evitadas por quem tem hipertensão?

    Hipertensão

    Por

    Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a hipertensão é uma doença que não tem cura na maioria dos casos, mas que pode ser controlada. Para isso, é preciso fazer o uso correto da medicação prescrita e adotar medidas em prol de uma vida saudável. Entre essas medidas, está a prática de alguns tipos de atividades físicas, já que nem todos são indicados.

    Pacientes com hipertensão devem realizar avaliação física completa antes de praticar crossfit e outros exercícios de alta intensidade 

    O cardiologista Hugo Marcos Conte Silva Penha recomenda as atividades físicas aeróbicas não resistidas tanto para a prevenção quanto para o tratamento da pressão alta. No entanto, de acordo com a Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial, exercícios resistidos, também conhecidos como anaeróbicos ou para ganho muscular, podem auxiliar na redução da pressão arterial em pacientes pré-hipertensos, mas não demonstram resultados significativos para quem já tem a doença instalada.

    Para a prática de exercícios físicos de alta intensidade, como atividades competitivas e crossfit, por exemplo, o paciente deve se submeter a uma avaliação cardiovascular completa, para que o médico avalie de forma detalhada e individual cada caso e autorize ou não a prática.

    Cardiologista deve dar aval para a prática de um exercício


    Por mais que um paciente hipertenso esteja animado para começar uma nova atividade física, é preciso ter cautela. É fundamental ser avaliado por um especialista antes. “O aval de um cardiologista é fundamental para a prática de exercícios físicos, ainda mais para o paciente com alguma doença de base, como a hipertensão”, alerta o médico.

    Uma pessoa com pressão alta que não segue as recomendações feitas pelo cardiologista ou escolhe ignorá-las está colocando sua própria vida em perigo. Há o risco de sofrer arritmias desencadeadas por esforço e até morte súbita cardíaca. Além disso, o hipertenso tem mais chances de sofrer eventos cardíacos e neurológicos, como o AVC.

     

    Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC): http://prevencao.cardiol.br/fatores-de-risco/hipertensao.asp
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes