As hemorroidas consistem em vasos dilatados na região anal, uma espécie de varize que acomete esta parte específica do corpo. Tanto que o tratamento de varizes também pode ser aplicado nos casos de hemorroidas. Mas, além do tratamento medicamentoso, é importante mudar a dieta, optando por alimentos que estimulem menos o esforço no local.
Benefícios das fibras no tratamento de hemorroidas
Nesse sentido, as fibras ganham destaque, pois contribuem para que o intestino funcione melhor, facilitando o processo de evacuação. “Uma dieta rica em fibras pode tornar as fezes mais pastosas, melhorar o ritmo intestinal e, desta forma, agredir menos a região anal, e consequentemente, as veias anais”, afirma o coloproctologista Fernando Valério.
Segundo o especialista, as pessoas que apresentam quadro de constipação e fezes ressecadas costumam ter um quadro de hemorroidas mais sintomático. Por isso a dieta é tão necessária para amenizar sintomas incômodos, como dor, sangramento, dificuldade de realizar a limpeza anal.
Quais são os alimentos ricos em fibras e quais os que atrapalham o tratamento de hemorroidas?
“Em relação a uma dieta mais laxativa, é importante manter a ingestão frequente de líquidos, frutas, verduras, legumes e grãos. Entre as frutas, se destacam o mamão, a ameixa e a laranja (comendo a fruta, e não o suco). Os grãos, as leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico, ervilha) e os cereais (granola, aveia, linhaça, chia, quinoa) também são muito interessantes pelo alto teor de fibras”, informa o médico.
Por outro lado, deve-se evitar alimentos muito picantes, ácidos ou que irritem diretamente a região anal. “É importante ter cuidado com as pimentas, mostarda, embutidos apimentados, páprica, curry, molho de tomate, tomate (em excesso), catchup, álcool e sucos ácidos (em excesso)”, alerta Fernando. O tratamento medicamentoso, por sua vez, atua sobre as veias do sistema circulatório, melhorando o fluxo sanguíneo.
Foto: Shutterstock