AchèAchè
    search
    Título

    Hemorroidas: A alimentação pode auxiliar o tratamento? Como?

    Saúde Gastrointestinal
    Sintomas

    Por

    As hemorroidas são veias localizadas no reto ou no ânus que sofrem um processo inflamatório, podendo causar dor, coceira, inchaço e sangramento. Ao notar o problema, é muito importante procurar ajuda médica para receber o diagnóstico e conhecer as medidas necessárias para o tratamento. Mudanças na alimentação estão entre elas.

     

    Pimenta e bebidas alcoólicas podem piorar hemorroidas


    “A alimentação é muito importante para as pessoas que estão fazendo tratamento de doença hemorroidária. As fezes têm um pH perto do neutro, mas quando os alimentos tornam esse pH mais ácido, a acidez pode irritar a região do ânus e do reto,
    piorando as hemorroidas e seus sintomas“, afirma a clínica médica Sarina Occhipinti Magalhães.
    Segundo a profissional, é necessário, portanto, evitar o consumo de alimentos que deixam as fezes mais ácidas. “Podemos citar pimentão, pimenta, chá preto, café preto (evitar o consumo de várias xícaras durante o dia), bebidas alcoólicas, molho de tomate, vinagre, limão, temperos prontos, chocolate, pipoca e amendoim”, diz a médica. Para os três últimos alimentos, recomenda-se o consumo apenas uma vez por semana.

     

    Aumentar ingestão de água é importante para tratamento


    Por outro lado, a recomendação dos especialistas é
    aumentar o consumo de fibras, frutas e grãos e, principalmente, de água. A água melhora a consistência das fezes e evita a necessidade de fazer muito esforço na evacuação, o que poderia piorar o quadro de hemorroidas.
    Além disso, Sarina aconselha os pacientes em tratamento a fazerem banhos de assento com bacia e água morna. “É muito importante também (e eu falo isso para todas as pessoas, mesmo aquelas que não sofrem de doença hemorroidária), nunca esfregar a região anal, seja com papel higiênico ou com toalha após o banho. Ao enxugar, dar leves tapinhas com a toalha, sem esfregar”, completa a nutróloga.
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Tags
    alimentação
    hemorroidas
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes