AchèAchè
    search
    Título

    A dor local é o único sintoma das hemorroidas?

    Cardiovascular
    Sintomas

    Por Dr. Fernando Valério

    23 de outubro de 2018

    A dor não é o único sintoma das hemorroidas, quadro este que se origina do inchaço e inflamação das veias do reto e do ânus. O paciente também pode sofrer com sangramento, por exemplo. Todo o desconforto e inconvenientes que surgem com as hemorroidas costumam aparecer, principalmente, por conta do esforço para evacuar.

    Sangramento e dor: confira alguns sintomas das hemorroidas

    “Os principais sintomas das hemorroidas são o sangramento anal e o prolapso. O sangramento costuma vir acompanhado das evacuações, cor vermelha viva, não misturado às fezes (apenas ‘riscando’ as fezes), e com a possibilidade de gotejamento. O prolapso corresponde à exteriorização do mamilo hemorroidário, que pode retornar ao canal anal de maneira espontânea, com ajuda manual, ou até mesmo não retornar mais”, informa o coloproctologista Fernando Valério.
    Apesar do desconforto que causam, os sintomas não costumam causar problemas com repercussões sérias. “Porém, a anemia pode estar presente em pacientes que têm sangramento abundante, mas esta alteração só ocorre em 1 a cada 2000 pacientes com hemorroidas”, explica Valério.

    Mudanças na alimentação fazem parte do tratamento das hemorroidas

    Segundo o especialista, a dor não é o sintoma mais comum associado à hemorroida. Ela só está presente quando há um quadro de inflamação nas veias hemorroidárias, ou seja, quando há uma complicação. Contudo, mesmo que não haja dor, é essencial investir firme no tratamento para controlar os outros sintomas e viver com mais qualidade.
    O tratamento é feito com diversas medidas. Primeiro, deve-se adequar os hábitos alimentares e de higiene. Deve-se investir no consumo de fibras através de frutas, legumes e verduras, principalmente, e beber bastante água; o papel higiênico deve ser evitado e substituído pela lavagem com água. Também são recomendados remédios para amenizar os sintomas e, em último caso, cirurgia de hemorroida.  
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Tags
    alimentação
    hemorroidas
    sintomas de hemorroidas
    tratamento para hemorroidas
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes