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Por que sucos de caixinha devem ser evitados por quem está em dieta com restrição de carboidratos?

Cuidados e Bem-estar
Emagrecimento

Por Dr. Flávio A. Cadegiani

1 de março de 2018

Os sucos de caixinha são opções saborosas e práticas e, por isso, se encaixam bem na rotina, especialmente dos mais atarefados, que não têm tempo de preparar um suco natural feito diretamente da fruta. Contudo, por serem industrializados, esses produtos contém uma série de substâncias prejudiciais a uma dieta com restrição em carboidratos, como corantes e conservantes, além de uma quantidade elevada de açúcar.

 

Opções ideais de bebidas para dietas restritivas

 


“Em geral, os sucos de caixinha contém grandes quantidades de açúcares, carecem de fibras e contam com grandes quantidades de ingredientes artificiais. Além disso, grande parte possui açúcar adicionado, o que piora ainda mais o conteúdo nutricional. Seu altíssimo índice glicêmico faz liberar muita insulina, o que é exatamente o oposto do que se deseja em uma dieta com restrição de carboidratos”, explica o endocrinologista Flávio Cadegiani.

Em uma dieta com restrição de carboidratos deve-se dar preferência a bebidas mais leves, como água e chás, deixando sucos de caixinha e da fruta de lado. “O ideal mesmo é que a fonte de líquido seja a água e, eventualmente, um chá feito em casa, sem açúcar, ou um café sem açúcar. Mesmo sendo saudável, o suco de fruta natural pode ser péssimo para perda de peso. Ainda mais o de caixinha”.

 

Sucos de caixinha não são recomendados para perda de peso

 


Segundo o especialista, dificilmente uma dieta irá incentivar o consumo do suco de caixinha, pois este de fato não é uma
opção interessante para perda de peso. Este produto só seria indicado em uma dieta que considere o uso de troca calórica, como a dieta dos pontos, que pode te permitir consumir um suco de caixinha no lugar de um pão, massa ou arroz, por exemplo.
“A minha recomendação final para aqueles que querem emagrecer é a seguinte: fujam dos sucos, principalmente os de caixinha. Para perda de peso, fruta sim, suco não. Mesmo os tais sucos verdes, porque sempre levam alguma fruta com mais frutose e sempre sem a fibra. O que não significa que os sucos naturais não sejam saudáveis”, ressalta.
Foto: Shutterstock

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alimentação
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