Existe alguma dieta que traga benefícios específicos para a redução de medidas?


  • +A
  • -A
Imagem do post Existe alguma dieta que traga benefícios específicos para a redução de medidas?

As dietas, de uma forma geral, têm como objetivo reduzir o peso corporal, o que gera como consequência a redução de medidas. “É uma questão matemática: o tanto que consumo durante o dia de energia e o tanto que gasto. Se tiver um gasto maior do que aquilo que estou consumindo, então, vou ter deficiência energética e isso vai levar à perda de peso”, afirma a nutróloga Paula Whyte.

 

Dietas hipocalóricas são capazes de reduzir medidas

 


A profissional dá como um exemplo um paciente que tem a necessidade diária de 1.800 calorias e que, dentro de uma dieta, se alimenta com apenas 1.400 calorias. Essa mudança acaba levando à redução de medidas. É possível também, além de diminuir as calorias, mexer na proporção dos macronutrientes da alimentação e produzir como resultado a redução do peso.

“É aí que entram as dietas que são conhecidas como low carb, cetogênica e hiperlipídica. Na low carb, por exemplo, é oferecida uma quantidade menor de carboidrato, cerca de 40% do valor calórico diário, e, o restante, de proteínas e lipídios”, explica a médica. Cada paciente deverá passar por uma avaliação para verificar quais dietas podem ser aplicadas para reduzir as medidas de maneira mais rápida e efetiva.

 

Mudar hábitos de vida ajuda a emagrecer com mais facilidade

 


No entanto, quando o assunto é emagrecimento, de acordo com Paula, o mais importante é mudar o estilo de vida, que deverá ser saudável e sustentável: “Existem pessoas que emagrecem de forma rápida, mas não sustentável. A melhor forma de ganhar saúde e
conseguir manter essa perda de peso é conciliar com prática diária de uma atividade física orientada por um bom educador físico e mudanças simples de hábitos”.

Entre os hábitos, a nutróloga cita usar a escada para subir três ou quatro andares, deixar o carro na garagem para ir à padaria ou à farmácia, descer do ônibus um ou dois pontos antes para fazer uma caminhada. Outra recomendação é separar um tempo no fim de semana para se expor a situações que permitam movimentar o corpo, como ir a uma praça, andar de bicicleta ou participar de brincadeiras ao ar livre com os filhos.

 

Dra. Paula Paixão de Madrid Whyte é nutróloga, especializada em Clínica Médica e é integrante do Núcleo de Nutrologia da Clínica Bruno Vargas, em Belo Horizonte (MG). CRM-MG: 49673.

 

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
dieta
emagrecer
nutricao
obesidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Existe alguma dieta que traga benefícios específicos para a redução de medidas?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.