AchèAchè
search
Título

Por que quem fez redução de estômago tem dificuldades em absorver vitamina E?

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

A cirurgia redutora do estômago, conhecida como cirurgia bariátrica, é um procedimento que ajuda pacientes com obesidade mórbida a perder peso. Hoje, é indicada também para outros casos, como pessoas com doenças cardiovasculares e apneia do sono. Uma das possíveis consequências do procedimento é a dificuldade para absorver a vitamina E adquirida por meio da alimentação.

Estômago menor absorve quantidade menor de nutrientes


De acordo com a nutricionista Barbara Costa, a baixa absorção de vitamina E é resultado direto da diminuição do tamanho do estômago e do intestino. “A diminuição após a cirurgia está ligada à redução da superfície do intestino e, dependendo da técnica, como no tipo de cirurgia bypass, ocorre diminuição da superfície do intestino e do estômago, além de uma diminuição da absorção”, diz a profissional.

No entanto, a vitamina E é muito importante para o corpo humano e, diante dessa dificuldade de absorção, é preciso apresentar uma alternativa. “A deficiência de vitamina E está associada ao aumento do risco de infecção, anemia, inibição do crescimento e resultados ruins durante a gravidez tanto para o bebê quanto para a mãe”, alerta a nutricionista Sílvia Ferolla. O nutriente ajuda ainda a combater o excesso de radicais livres e a proteger contra o envelhecimento da pele.

Suplementação de vitamina E pode ajudar pacientes depois da cirurgia


Independentemente da técnica aplicada na cirurgia bariátrica, Bárbara defende a
suplementação da vitamina E no primeiro ano depois do procedimento. “O paciente sofre uma adaptação na ingestão de alimentos e na mastigação, podendo ocorrer intolerância alimentar, diminuindo a ingestão de alimentos e de nutrientes”, afirma a especialista.
Para esses pacientes, o auxílio de um nutricionista é fundamental para elaborar um planejamento alimentar balanceado, incluindo alimentos ricos em vitamina E. É o caso sementes oleaginosas, como amêndoas, avelãs, pistache e azeite de oliva, além do abacate e do ovo de galinha, que também são boas fontes do nutriente.

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
É necessário usar cloro para limpar vegetais que serão comidos crus?

Adotar cuidados com a alimentação para melhorar e proteger sua saúde não significa apenas escolher uma boa variedade de produtos, ricos nos mais diversos nutrientes. É importante também saber como higienizá-los e prepará-los adequadamente. Soluções feitas com cloro, por exemplo, devem ser usadas para limpar vegetais crus para evitar parasitoses intestinais. Confira algumas dicas de higienização […]

Artigos
O pré-diabetes pode ser revertido, antes da manifestação plena da doença?

Como o nome sugere, o pré-diabetes é um quadro que antecede o diabetes e que também apresenta elevação importante de açúcar no sangue, porém não o suficiente para que o diagnóstico da doença seja feito. Caso o aumento da glicose no sangue seja identificado ainda nesta fase, é possível evitar que a doença se manifeste […]

Artigos
Obesidade: Como proteger as articulações quando estamos acima do peso?

A obesidade provoca uma série de consequências ruins para a saúde e uma delas é o desgaste das articulações. O peso excessivo do corpo sobrecarrega essas estruturas, além de ossos e cartilagem. Emagrecer torna-se, então, uma medida necessária. Para isso, deve-se recorrer a um profissional que oriente o tratamento adequado.    “O passo inicial é […]

Converse com um dos nossos atendentes