search
Título

Por que quem fez redução de estômago tem dificuldades em absorver vitamina E?

Segurança para o Paciente
Suplementos

Por Sílvia Marinho Ferolla Costa

19 de outubro de 2023

A cirurgia redutora do estômago, conhecida como cirurgia bariátrica, é um procedimento que ajuda pacientes com obesidade mórbida a perder peso. Hoje, é indicada também para outros casos, como pessoas com doenças cardiovasculares e apneia do sono. Uma das possíveis consequências do procedimento é a dificuldade para absorver a vitamina E adquirida por meio da alimentação.

Estômago menor absorve quantidade menor de nutrientes


De acordo com a nutricionista Barbara Costa, a baixa absorção de vitamina E é resultado direto da diminuição do tamanho do estômago e do intestino. “A diminuição após a cirurgia está ligada à redução da superfície do intestino e, dependendo da técnica, como no tipo de cirurgia bypass, ocorre diminuição da superfície do intestino e do estômago, além de uma diminuição da absorção”, diz a profissional.

No entanto, a vitamina E é muito importante para o corpo humano e, diante dessa dificuldade de absorção, é preciso apresentar uma alternativa. “A deficiência de vitamina E está associada ao aumento do risco de infecção, anemia, inibição do crescimento e resultados ruins durante a gravidez tanto para o bebê quanto para a mãe”, alerta a nutricionista Sílvia Ferolla. O nutriente ajuda ainda a combater o excesso de radicais livres e a proteger contra o envelhecimento da pele.

Suplementação de vitamina E pode ajudar pacientes depois da cirurgia


Independentemente da técnica aplicada na cirurgia bariátrica, Bárbara defende a
suplementação da vitamina E no primeiro ano depois do procedimento. “O paciente sofre uma adaptação na ingestão de alimentos e na mastigação, podendo ocorrer intolerância alimentar, diminuindo a ingestão de alimentos e de nutrientes”, afirma a especialista.
Para esses pacientes, o auxílio de um nutricionista é fundamental para elaborar um planejamento alimentar balanceado, incluindo alimentos ricos em vitamina E. É o caso sementes oleaginosas, como amêndoas, avelãs, pistache e azeite de oliva, além do abacate e do ovo de galinha, que também são boas fontes do nutriente.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
cirurgia bariátrica
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Vacina bivalente para a COVID-19: Vou precisar me vacinar de novo?

Desde que a vacina contra COVID-19 entrou no calendário de imunização, muitas dúvidas começaram a surgir, principalmente sobre qual a melhor indicação para cada público e a regularidade com a qual ela deve ser aplicada. Com a chegada da vacina bivalente, a situação não poderia ser diferente. Com essa atualização do imunizante, o principal questionamento […]

Artigos
Glaucoma: Doença silenciosa pode ser tratada com colírios ou cirurgia! Entenda!

O glaucoma é uma doença ocular que pode levar à cegueira de forma lenta e silenciosa. Como os sintomas de glaucoma costumam não ser percebidos pelo paciente, a maioria dos casos só é diagnosticada no seu estágio avançado. Por isso, é muito importante saber mais sobre essa condição e entender a maneira correta de preservar a saúde […]

Artigos
A importância da alimentação adequada e balanceada: Relação do intestino com a imunidade

Diante da pandemia de Coronavírus (COVID-19) temos diversos aspectos de nossas vidas afetados, principalmente em função do isolamento social necessário. Seja pelo teletrabalho, pela presença das crianças em casa, pelo distanciamento dos amigos e familiares, um novo modo de viver nos foi imposto e lidar com as mudanças de uma forma leve pode nos ajudar […]

Converse com um dos nossos atendentes