AchèAchè
    search
    Título

    Por que os lábios tendem a rachar mais no clima frio?

    Uncategorized

    Por

    A pele seca é um dos principais problemas causados pelo clima seco e frio dos períodos de inverno. A diminuição da transpiração corporal associada aos banhos quentes, mais comuns nessa época do ano, comprometem a oleosidade da pele, prejudicando a camada natural de proteção, responsável por mantê-la hidratada. Descamação, feridas, ardência e vermelhidão são alguns dos sintomas gerados pela falta de hidratação corporal, que incide particularmente nos lábios.

    “Os lábios não possuem glândulas sebáceas, tem pele mais fina do que no restante do corpo e ficam expostos a baixa umidade do ar e as baixas temperaturas, por isso tendem a rachar mais no clima frio”, explica a dermatologista Juliana Fonte.

    Como tratar os lábios ressecados


    A primeira reação da maioria das pessoas é lamber os
    lábios rachados, mas o alívio momentâneo causado pela saliva pode enganar. “É importante evitar lamber os lábios, pois a saliva piora o ressecamento”, alerta a médica. “Para prevenir esse problema, o melhor a fazer é reforçar o uso de hidratantes labiais.”

    Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, alguns hábitos podem ser incorporados ao dia dia para ajudar a reduzir ainda mais o problema. É importante ingerir água suficiente para manter o corpo hidratado e ter uma alimentação balanceada, com diversificadas fontes de vitaminas e minerais, como as hortaliças, legumes e frutas. Esses alimentos, em especial os ricos em vitamina C como, por exemplo, a laranja, cenoura, morango e brócolis ajudam a neutralizar os radicais livres prevenindo o envelhecimento da pele.

    Lábios rachados podem desencadear doenças 


    O ressecamento pode deixar o corpo mais vulnerável a ação de agentes externos que podem causar doenças. Se não forem tratadas corretamente, as feridas que surgem na boca devido aos lábios rachados podem evoluir para problemas mais sérios. Por isso é fundamental, além do uso de hidratantes, o acompanhamento de um médico especialista.

     

    Dados: http://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-com-a-pele-no-inverno/

     

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes