AchèAchè
    search
    Título

    Quais são os principais fatores que causam o ressecamento dos lábios?

    Uncategorized

    Por

    A hidratação é fundamental para manter a pele com um aspecto jovem e saudável. Por isso, é muito recomendado que você inclua essa etapa em sua rotina de tratamento da pele. No entanto, o cuidado com a boca muitas vezes é negligenciado (causando o ressecamento dos lábios), o que é um erro, já que essa região do rosto precisa da mesma atenção.
    O ressecamento dos lábios ocorre, principalmente, nos inferiores, porque o sol incide verticalmente naquela direção. A salivação noturna excessiva ou mesmo o hábito de passar a língua nos lábios também podem causar o ressecamento. Além disso, em alguns casos o excesso de batons pode ser responsável e, finalmente, a tendência individual de cada um”, informa o dermatologista Murilo Drummond.

    Tratamento contra lábios ressecados


    Sendo assim, para evitar o ressecamento é preciso mudar os hábitos, evitando sol em excesso, fazendo uso de filtros labiais e de hidratantes para a área. “Corrigir o mau hábito de passar a língua seguidamente nos lábios e pesquisar se existe uma salivação durante o sono que escorra para eles também é interessante”, afirma o médico. Por mais que seja instintivo passar a língua nos lábios ressecados, a prática é desaconselhada, já que a saliva acaba contribuindo para o ressecamento, mesmo que, em primeiro momento, pareça ajudar a resolver o problema.

    Os produtos indicados para tratar o ressecamento dos lábios normalmente unem hidratação e proteção solar. Ativos como o óleo de oliva, a manteiga de karité e o pantenol contribuem ativamente para a hidratação, proteção e restauração dos lábios. A recomendação é que o produto seja aplicado no local todos os dias, não somente em dias de forte sol e calor, mas também no frio e quando está ventando.

    Efeitos do ressecamento dos lábios


    Segundo o especialista, o ressecamento labial traz como risco a possibilidade de ocorrência de trauma constante. Em outras palavras, as feridas características de lábio ressecado que muitas vezes cursam com sangue. “Além disso,
    sol e fumo podem causar o câncer dos lábios, o que pode começar por uma simples mancha esbranquiçada”, alerta o dermatologista.

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes