Os lábios são partes do corpo com a pele muito fina, o que os torna mais suscetíveis à ação prejudicial dos raios solares, que pode causar consequências desagradáveis tanto na aparência quanto na saúde de um modo geral. Por isso, é fundamental proteger os lábios bem quando houver exposição solar.
Problemas que surgem quando os lábios não são protegidos
“Os lábios, principalmente os inferiores, sofrem muito com a incidência direta dos raios solares. Além do simples ressecamento e de pequenas manchas e rachaduras que já causam um dano estético considerável, muitas vezes, aparecem placas esbranquiçadas chamadas leucoplasias, que podem evoluir para o câncer, assim como algumas manchas acastanhadas irregulares”, informa o dermatologista Murilo Drummond.
Ainda segundo o especialista, a cirurgia para remoção dessas manchas costuma ser complicada, deixando ainda por cima sequelas estéticas. Os pacientes que possuem o vírus do herpes, quando se expõem excessivamente ao sol, podem apresentar lesões labiais, conforme lembra a Dra. Cinthya Basaglia, também dermatologista.
Protetor e hidratante labial são imprescindíveis para proteger os lábios
Para evitar que os raios solares agridam os lábios e ponham em risco a saúde, deve-se seguir a orientação geral dos dermatologistas de usar filtro solar específico com fator de proteção igual ou superior a 30 para proteger os lábios. Isso vale não apenas para os dias de maior exposição, mas para todos os dias. Além disso, é importante ter o cuidado de aplicar novamente o produto a cada duas horas.
O hidratante labial também pode ser um importante aliado no cuidado e na restauração dos lábios impactados pela ação dos raios solares, pois ele ajuda na proteção contra vírus e bactérias que tendem a se proliferar quando há rachaduras na boca. Outro cuidado importante é evitar a exposição ao sol nos horários em que a ação dos raios é mais intensa. Portanto, evite o período do dia que vai das 10h às 16h.