Manter os lábios sempre hidratados é fundamental para deixá-los não só bonitos, mas também saudáveis. A ação do vento, do frio e do sol, com o passar dos anos, agride os lábios, ressecando-os e murchando-os. Um dos mecanismos mais utilizados pelas pessoas para evitar que isso aconteça é lamber os lábios, mas a presença da saliva apenas piora a situação.
A ação da saliva nos lábios
“A saliva é muito ácida e acaba irritando a pele que fica ao redor dos lábios, causando manchas escuras nesta região”, afirma a dermatologista Gabriella Albuquerque. A saliva é um líquido produzido na boca e constituído principalmente por água, com diversas funções, como umedecer o interior da boca e facilitar a digestão dos alimentos.
A melhor maneira para hidratar os lábios e, ao mesmo tempo, preservá-los contra os fatores ambientais é utilizar hidratantes labiais com fator de proteção solar. “O ideal é reaplicar um hidratante específico sempre que sentir ressecamento e ardência nos lábios”, aconselha a dermatologista.
Vírus, batom e o clima: Confira outros fatores que afetam os lábios
Existem ainda outros fatores que contribuem para deixar o lábio seco e sem vida. O clima frio e seco resseca a pele dos lábios e o tratamento de algumas doenças causadas por vírus, como o do herpes, também podem iniciar o ressecamento da região. “Os batons são cosméticos destinados a emoldurar os lábios e são compostos por ceras, óleos e pigmentos. Quanto maior a quantidade de cera, maior a duração do produto, porém, maior a chance de irritação”, afirma Gabriella.
Na direção oposta, quanto mais óleo, maior a hidratação. Os pigmentos, no entanto, podem causar alergias em pacientes sensíveis, levando à descamação e deixando a pele seca. Segundo a médica, alguns óleos, como o de rícino, podem causar dermatite de contato alérgica.
Dra. Gabriella Albuquerque é dermatologista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 71503-4 – http://gabriellaalbuquerque.com.br/