AchèAchè
    search
    Título

    Quais fatores contribuem para o ressecamento dos lábios?

    Uncategorized

    Por

    Os lábios estão entre as partes mais sensíveis do corpo. Mesmo assim, muitas vezes, não recebem a devida atenção e, como consequência, podem ficar ressecados e sujeitos a machucados. A dermatologista Kaliandra Cainelli explica quais são os principais fatores que facilitam o ressecamento dos lábios, região de transição entre a pele e a mucosa.

    Frio e desidratação causam ressecamento dos lábios


    “Os lábios ficam ressecados por
    exposição excessiva ao sol e ao frio. A aplicação de saliva de forma repetida também resseca, assim como desidratação e algumas doenças, como a psoríase. Carência de vitamina B, radioterapia, alergia a batons e à pasta de dente também são causas de ressecamento labial”, lista a médica.
    Segundo a especialista, a hidratação dos lábios pode ser feita de diversas formas, incluindo o uso de hidratantes específicos para a área. “Produtos a base de lanolina, manteiga de karité, pantenol e extrato de semente de uva, por exemplo, podem ser usados. Evitar passar saliva nos lábios, usar batons com hidratação e filtro solar, beber muita água e ter alimentação saudável. Em casos de alergias, devemos trocar cosméticos e pasta de dente”, orienta.

    Idosos devem dar mais atenção aos cuidados com os lábios


    Ao notar que seus lábios estão ressecados, não deixe de procurar ajuda médica ou de adotar alguns dos cuidados citados pela dermatologista. O ressecamento dos lábios pode gerar sangramentos, machucados e fissuras que se tornam porta de entrada para bactérias e fungos, levando a infecções que deverão ter um tratamento mais complexo.

    Kaliandra destaca alguns grupos que precisam dar atenção extra aos lábios. “Pacientes idosos devem ter mais cuidados, assim como aqueles que se expõem com frequência ao frio extremo ou ao sol. Também devemos redobrar a atenção para pacientes alérgicos e portadores de diabetes”.
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes