AchèAchè
    search
    Título

    Por que a úlcera dói principalmente quando o estômago está vazio?

    Uncategorized

    Por

    A úlcera gástrica, que atinge estômago, consiste em feridas relevantes nesses órgãos, comprometendo sua integridade e provocando dores importantes. Este sintoma característico do quadro pode ser intensificado por alguns fatores externos, como por meio da ingestão de determinados alimentos e pelo fato do estômago estar vazio. 

    Úlcera estomacal e alimentação


    “Umas das explicações para a associação entre estômago vazio e
    dor provocada pela úlcera é que quando o estômago está vazio a secreção ácida gástrica fica em contato direto com a parede inflamada (úlcera). Isso pode provocar irritação e dor”, explica o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.

    Contudo, apenas se manter constantemente comendo algo não significa que o problema está resolvido. É preciso ter cuidado com o que será ingerido, pois algumas comidas e bebidas também podem contribuir para intensificar as dores. Café e outras bebidas com cafeína, álcool, refrigerantes e molhos/temperos fortes são alguns exemplos.  

    “Na presença de úlceras ativas, o ideal é uma dieta leve e fracionada, sem alimentos ácidos, sem frituras, além de evitar bebidas alcoólicas e gasosas”, afirma o especialista. Alimentos com fibras também são altamente indicados, assim como carnes magras, leite e derivados, nozes e castanhas.

    Tratamento medicamentoso contra o H. pylori


    Além da questão alimentar, é muito importante que os pacientes com úlcera estomacal
    busquem o tratamento medicamentoso adequado junto a um médico especialista para controlar as dores e demais sintomas. Como o problema muitas vezes se manifesta em função da infecção pelo H. pylori, é necessário buscar um remédio capaz de agir contra esta bactéria.  

     

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes