AchèAchè
    search
    Título

    Existem alimentos que podem piorar as úlceras estomacais?

    H.Pylori
    Sintomas

    Por Dra. Fernanda Oliverio

    8 de maio de 2019

    Por mais que uma das causas principais das úlceras estomacais seja a infecção pela bactéria H. pylori e, portanto, o tratamento principal seja baseado em combater este agente, os cuidados com a alimentação também são importantes. Isso porque a ingestão de alguns alimentos pode piorar o quadro, atrapalhando um tratamento já iniciado.

    Alimentos menos indicados para quem sofre com úlceras estomacais


    “Os principais itens alimentares que podem
    piorar as úlceras estomacais são os seguintes: bebidas alcoólicas, café e outras bebidas com cafeína (chá preto, chá mate), refrigerantes e molhos/temperos mais fortes (vinagre, massa de tomate, pimenta, catchup, páprica, curry, noz moscada, mostarda)”, informa a gastroenterologista Fernanda Oliverio.
    A especialista cita ainda outros alimentos, como doces concentrados, ácidos (limão, laranja, abacaxi, maracujá), frituras e alimentos gordurosos em geral, embutidos (linguiça, salsicha, mortadela, presunto, hambúrguer) e enlatados. “O hábito de ingerir líquidos nas principais refeições também deve ser desencorajado”, completa a médica.
    Por mais que cada alimento tenha um mecanismo diferente para comprometer o estômago, os principais citados pela gastroenterologista são o aumento da produção de ácido gástrico, a diminuição da produção do muco – que ajuda a proteger a camada mais superficial do estômago – e a alteração no tempo de esvaziamento do estômago. Além de evitar esses alimentos, é essencial, naturalmente, o tratamento com medicamentos capazes de combater esse tipo de úlcera.

    Alimentos mais indicados durante o tratamento contra as úlceras estomacais


    Já em relação à alimentação aconselhável para uma dieta favorável ao
    tratamento contra as úlceras intestinais, o segredo é ter uma dieta equilibrada. “As fibras – principalmente obtidas no consumo de maçã, mamão, melão, banana, folhas verdes escuras, semente de linhaça, cenoura, beterraba, feijão, rabanete, abobrinha, grão de bico e soja – são excelentes exemplos. O consumo de carnes magras, leite e iogurte, leites fermentados, queijos brancos, castanhas e nozes também é benéfico”, finaliza a médica.

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Tags
    úlceras
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes