A pele ressecada pode ser causada por diversos fatores, inclusive genéticos (algumas pessoas têm, naturalmente, a pele mais ressecada que o normal). Além dos sinais estéticos mais comuns (rachaduras e descamação), o ressecamento provoca outros sintomas incômodos, como coceira.
Pele ressecada, coceira e outros sintomas
“A pele ressecada costuma coçar mais do que o normal porque perde o manto lipídico de proteção, podendo liberar substâncias que desencadeiam o prurido (coceira), como a substância P, por exemplo. E quanto mais se coça, mais substâncias serão liberadas”, informa a dermatologista Gabriella Albuquerque.
Segundo a especialista, outra característica desse tipo de pele, além da coceira e de ficar seca e quebradiça, é o aparecimento de crostas lineares na pele, em função das escoriações. “Também é comum haver desenvolvimento de infecção em decorrência do ressecamento”, complementa a médica.
Fatores de risco para o ressecamento da pele a se evitar
Para evitar ficar com a pele seca e todas as complicações relacionadas, é muito importante apostar em uma rotina de cuidados com a pele que envolva bastante limpeza e hidratação. Nesse sentido, cremes, cosméticos e sabonetes especiais indicados por especialistas são grandes aliados.
Também é necessário evitar alguns agentes complicadores, como a exposição solar desprotegida. Portanto, o uso diário de filtro solar deve ser levado bastante a sério, especialmente por quem tende a sofrer mais com ressecamento da pele. Os raios solares aceleram o envelhecimento da pele e quanto mais velha, mais seca ela fica.
Foto: Shutterstock