A saúde e a aparência da pele são bastante afetadas por fatores que fogem do controle humano, como o sol, as temperaturas e o vento, que podem deixar o órgão ressecado e com aspecto de mal cuidado, por exemplo. No entanto, manter uma hidratação adequada é um dos hábitos que pode tornar a pele menos áspera, diminuir o ressecamento e evitar outros problemas.
Pelo menos áspera é resultado de cuidados diários
Entre os inúmeros cuidados que devem ser adotados para manter a pele saudável, a hidratação é um dos mais importantes. “A pele que não é hidratada com frequência é mais áspera”, afirma a dermatologista Marcela Benez. Por outro lado, a hidratação correta pode garantir brilho, pouca aspereza e a tão sonhada aparência jovem e uniforme.
Tornar-se áspera não é o único problema que a pele desenvolve por causa da falta de hidratação. “A pele que não é hidratada se torna mais frágil, perdendo a coesão entre as células e, consequentemente, fica mais sujeita às agressões do meio externo. Pode descamar, ficar com coceira, faz infecções e alergias de contato com mais facilidade”, alerta a médica.
Pele deve ser hidratada todos os dias
Para ter uma pele menos áspera, dedique alguns minutos da sua rotina para hidratá-la, de preferência após o banho, de uma a duas vezes por dia. De acordo com Dra. Marcela, devem ser utilizados hidratantes dermatológicos que têm, em sua composição, substâncias capazes de fortalecer a barreira cutânea. A manteiga de karité é um exemplo.
Lembre-se de aplicar o hidratante em toda a extensão da pele, dando destaque às áreas mais ressecadas e que sofrem mais com a ação do sol e do vento. Vale destacar que a hidratação não deve ser feita somente por quem tem a pele seca ou normal, mas também por quem já tem a pele oleosa.
Foto: Shutterstock