AchèAchè
    search
    Título

    Por que a pele perde elasticidade com o envelhecimento?

    Uncategorized

    Por

    O processo natural de envelhecimento provoca diversas alterações inevitáveis no corpo, sejam elas visíveis ou apenas sentidas. A perda de elasticidade da pele é um exemplo bem claro – já que é perceptível – que está associado à produção de colágeno. Outras manifestações na pele também são comuns, como o surgimento de rugas e linhas de expressão.  

    Fatores associados à perda de elasticidade da pele


    “A perda de elasticidade da pele está relacionada a uma
    diminuição na produção de colágeno, a qual, geralmente, se inicia após os 25 anos de idade. Vale ressaltar que o colágeno é uma proteína responsável por garantir firmeza e elasticidade à nossa pele”, explica a dermatologista Aline Guimarães.

    Segundo a especialista, o envelhecimento não é a única forma de perder colágeno. Levar um estilo de vida pouco saudável também pode ser prejudicial. “Hábitos ruins, como tabagismo, excesso de exposição ao sol e alimentação inadequada, contribuem da mesma forma para a redução do colágeno e aceleração do processo de envelhecimento e flacidez da pele”, afirma a médica.

    Prevenção contra o envelhecimento da pele


    Para frear ao máximo a perda de colágeno e elasticidade, é importante apostar em cuidados diários, tanto com
    limpeza e hidratação adequadas (cremes e cosméticos são aliados neste contexto), quanto com hábitos saudáveis mais amplos (evitar tabagismo e consumo de álcool em excesso, ter uma alimentação balanceada e altamente nutritiva, etc.).

    Se você já sofre com a perda de colágeno, recomenda-se usar produtos cosméticos com alta concentração de hidratação e ativos específicos para retardar o processo, como o extrato de endro, que estimula a produção natural da elastina ao mesmo tempo em que recupera sua função.

    Outro cuidado muito importante e que merece destaque é a proteção da pele contra o sol. Além de acelerar o processo de envelhecimento da pele, a exposição desprotegida aos raios ultravioleta pode resultar em problemas mais graves, como o câncer de pele. Portanto, é recomendado usar diariamente filtro solar e evitar exposição solar direta entre 10h e 16h.  

     

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes