AchèAchè
    search
    Título

    Quais fatores influenciam na perda de elasticidade da pele?

    Uncategorized

    Por

    A perda de elasticidade da pele é um processo natural que ocorre em função do envelhecimento. No entanto, outros fatores também contribuem para piorar o desgaste da pele que leva à redução da elasticidade e da firmeza. A genética é um ponto importante, assim como os hábitos adotados ao longo da vida que impactam a saúde da pele.  

    Principais fatores que intensificam a perda de elasticidade da pele


    “A perda de firmeza e elasticidade da pele ocorre pela diminuição progressiva de colágeno, elastina e ácido hialurônico – substâncias que formam o arcabouço entre os fibroblastos e demais células da pele. A ausência dessas substâncias deixa a pele fina e inelástica, propensa ao
    aparecimento de rugas e linhas por flacidez e desidratação”, informa a dermatologista Vivian Amaral. 
    Segundo a especialista, os fatores hereditários são responsáveis por apenas 30% desses danos estruturais sofridos pela pele ao longo dos anos. Os outros 70% do envelhecimento estão relacionados aos hábitos de vida. Portanto, quem busca levar uma vida saudável no geral e cuida bastante da pele consegue retardar o desgaste promovido pelo envelhecimento, prolongando, assim, a jovialidade da pele. 

    Cuidados para prolongar a jovialidade da pele


    “Exposição solar inadequada, dieta inflamatória, ingestão de água insuficiente, sedentarismo ou excessos físicos são exemplos de hábitos que fazem mal para a pele, ajudando a torná-la menos elástica e firme. sendo assim, a melhor forma de manter a pele sem rugas é ter uma vida saudável e equilibrada”, explica a médica.

    Além de manter uma alimentação balanceada, bom consumo de líquidos, evitar o tabagismo e o excesso de álcool, é fundamental utilizar diariamente filtro solar no rosto, principalmente – mas também nas demais regiões expostas – e produtos específicos para limpar, hidratar e renovar a pele. Vale também recorrer a dermocosméticos que combatem o envelhecimento da pele. Estes cuidados são o diferencial para manter uma pele jovem por um longo tempo. 

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes