A infância é um período da vida marcado por frequentes infecções, tendo em vista que o sistema imune das crianças está em desenvolvimento e, portanto, mais vulnerável à ação de vírus, bactérias e demais agentes infecciosos. Dentre estes, os vírus são os que aparecem com maior prevalência, pois são mais resistentes e possuem maior poder de contaminação.
Principais infecções virais que afetam as crianças
“Na verdade, tanto em crianças como em adultos a maior parte das infecções é de causa viral. O vírus possuem uma capacidade maior de se espalhar e contaminar as pessoas. Além disso, a maioria deles consegue permanecer viva em superfícies, facilitando o contágio”, explica a pediatra Flávia Bello.
As principais infecções virais na infância são as que acometem as vias aéreas superiores (gripe, resfriado, faringite, algumas amigdalites também são virais) e o trato digestório (gastroenterites). “As crianças também podem ser acometidas por vírus como dengue, zika, chikungunya e, se não estiverem com as vacinas em dia, por varicela (catapora), caxumba, sarampo, rubéola e febre amarela”, afirma a pediatra.
Tratamento contra vírus é sintomático
Para a maior parte das infecções virais, não existe um tratamento específico, sendo indicadas abordagens que atuam diretamente nos sintomas. Ou seja, a ideia é aliviar os incômodos provocados pelos quadros e cuidar bastante da saúde para manter a imunidade funcionando bem até que as defesas do organismo consigam eliminar o vírus em questão.
“Em geral, tratamos infecções virais somente com sintomáticos. Ou seja, se tem febre, fazemos analgésico. Se tem vômito, fazemos antiemético. Muito líquido e repouso também ajudam o organismo a se recuperar mais rápido”, explica Dra. Flávia. Medicamentos que estimulam a imunidade também são importantes aliados na luta contra os vírus e demais infecções que acometem crianças e adultos.
Foto: Shutterstock