Mantendo a imunidade alta: até qual idade é importante manter o tratamento das defesas do organismo?


  • +A
  • -A

Manter a imunidade em alta é muito importante em todas as fases da vida, mas em alguns períodos específicos, essa prática é ainda mais necessária. De acordo com a imunologista Roberta Silva, existem dois momentos em que o seu organismo necessita de maiores cuidados quanto à imunidade: após os 6 meses, quando diminuem os anticorpos maternos no sangue do bebê, e até os 4 anos de idade.

 

Cuidados com a imunidade devem seguir mesmo após os primeiros anos de vida

 


“A partir dos 4 anos o sistema imunológico do seu filho está mais maduro e melhor preparado para o combate às infecções. É um período da vida em que as infecções virais são mais frequentes e esperadas mesmo em crianças saudáveis”, aponta a especialista. “Mesmo assim, alguns fatores podem favorecer a complicação desses quadros já esperados para a idade, como início de creche precoce, irmãos, exposição a cigarro e poluição ambiental, alimentação desbalanceada e alergias descompensadas”.

É importante, portanto, que você avalie todos esses fatores que podem baixar o sistema imunológico para iniciar ou manter o tratamento específico, sempre de acordo com as orientações médicas. “Hábitos de vida saudável, como alimentação balanceada, sono de qualidade, reposição de vitaminas, evitar exposição a cigarro e controle dos quadros alérgicos, devem ser mantidos sempre em todos os momentos da vida. Dependendo da situação, pode ser necessário uso de imunoestimuladores por um período específico”.

 

Idosos também necessitam de atenção especial com a imunidade

 


A médica destaca também os idosos dentre os que mais precisam se preocupar com a imunidade, visto que a idade avançada se relaciona com um sistema imunológico mais frágil. Com o sistema imune não funcionando bem,
as complicações e a gravidade das doenças acabam sendo mais frequentes entre os idosos. Além disso, a recuperação de qualquer processo infeccioso costuma ser bem mais lenta.

“Isso ocorre porque o seu corpo já não produz mais anticorpos e células imunológicas como deveria e também pela maior frequência de doenças associadas, como o diabetes, que diminui o funcionamento do sistema imune. O controle dessas doenças é essencial nessa fase, assim como a garantia de uma alimentação balanceada e saudável. A carência de nutrientes na velhice é muito comum, o que também atrapalha a sua imunidade e o risco de infecções graves”, completa a imunologista.

 

Dra. Roberta Rodrigues da Silva é alergista, imunologista e atua em São Paulo. CRM-SP: 94054

Foto: Shutterstock

TAGS
dor-de-garganta
gripe
imunidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

18 comentários para "Mantendo a imunidade alta: até qual idade é importante manter o tratamento das defesas do organismo?"

Pedro Gaeta

Para idosos quais seriam as principais vitaminas a serem repostas ?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Pedro, como cada caso tem suas particularidades, o indicado é que o paciente realize uma consulta com um nutricionista, que indicará o tratamento ideal para ele. Abraços.

Patricia

tenho uma filha que completa 4 anos mes que vem a imunidade melhora quando ?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Patricia, como informa a Dra. Roberta Rodrigues da Silva: “A partir dos 4 anos o sistema imunológico do seu filho está mais maduro e melhor preparado para o combate às infecções. É um período da vida em que as infecções virais são mais frequentes e esperadas mesmo em crianças saudáveis. Hábitos de vida saudável, como alimentação balanceada, sono de qualidade, reposição de vitaminas, evitar exposição a cigarro e controle dos quadros alérgicos, devem ser mantidos sempre em todos os momentos da vida”. Siga sempre as recomendações do médico pediatra que acompanha sua filha. Abraços.

Maria Marlene de Paula Neves

Gostaria de ser contemplada pois sou soropositiva hiv a 16 anos.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria Marlene,o Programa Cuidados pela Vida é um Programa que atende pacientes que utilizam medicamentos do laboratório Aché. Os produtos participantes estão disponíveis no nosso site http://www.cuidadospelavida.com.br item Produtos Participantes. Abraços.

Telma gomes

Uma pessoa com 67 e com a imunidade baixa o que fazer?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Telma, o paciente deve seguir as recomendações e tratamento prescritos pelo médico. Abraços.

Rosana

Tenho um filho de 21 anos ele sofre de renite alérgica queria saber se ele pode tomar o Leucogem para imunidade.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Rosana, o medicamento Leucogen é destinado ao tratamento e prevenção de infecções das vias respiratórias, como auxiliar na doença infecciosa, viral e bacteriana, para deficiência da formação de anticorpos. Antes de tomar qualquer medicamento recomendamos uma analise médica com especialista. Abraços.

Antonio

Eu vi que é um programa da Aché e gostaria de agradecer a Aché e compartilhar um problema de imunidade que eu tinha e que no MEU caso foi perfeito. Eu tinha um problema recorrente de infecção na garganta, a cada dois meses tomava Benzetacil para resolver, quando uma médica me indicou Leucogen cápsula como tratamento preventivo, as infecções na garganta praticamente acabaram, agora quando ela começa ficar ruim tomo Leucogen novamente e uma vitamina C em 2 dias já resolve. Obrigado…

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Antonio, estamos felizes por saber da sua melhora, agradecemos o seu comentário. O Cuidados pela Vida é um programa de benefícios que faz parte do compromisso Aché Laboratórios em assegurar bem-estar e acesso a soluções inovadoras para uma vida com mais saúde. Outra informação para você é que os pacientes cadastrados no programa possuem um benefício a mais, o Saudável Saber, um acompanhamento de farmacêuticos e enfermeiros 24h, via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações a respeito do seu tratamento. Abraços.

DANIELA

Através de muitas pesquisas encontrei o Leucogen. Confesso que ele foi o único que aumentou a imunidade do meu filho que agora está com 3 anos. Sempre eram os mesmos remédios, que os problemas voltavam antes de 1 mês.Fazendo o tratamento de 3 meses, realmente foi muito bom. Além de melhorar a imunidade da criança, ele também dá um apetite. Mesmo com os médicos não recomendando, eu não me arrependo. Foi o melhor remédio. Ano que vem estarei novamente fazendo o tratamento. O Leucogen não é muito acessível, pelo preço. Acredito que se tivesse mais desconto (além do que tem) mais pessoas comprariam. A grande maioria que indico o medicamento, não indica pq o médico fala que não precisa, e pelo preço da mercadoria também.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Daniela, obrigado por compartilhar seu comentário conosco. O cadastro para descontos em medicamentos pode ser realizado em nosso site http://www.cuidadospelavida.com.br, em nossa Central de Atendimento, 0800 777 8432 ou pelo aplicativo Cuidados pela Vida, disponível para IOS e Android Abraços!

Simone

Olá, venho somente a agradecer os resultados que o leucogen vem proporcionando para o meu caçulinha de 2 anos e 10 meses, no início desse ano ele teve problemas respiratórios recorrentes, foi então que a pediatra dele passou o Leucogen contínuo, desde então o meu filho não foi mais em urgências, somente nas consultas marcadas,graças à Deus, o preço está na média com o desconto que recebo, até porque pelo benefício da medicação não tem preço, pois ver nosso filhote em hospital a cada 10 dias ,e a cada consulta sair com uma receita diferente de antibióticos(muitas das vezes até mais caros),em grande escala sabendo do risco benefício, é muito triste pra nós pais, vai fazer 4 meses do uso do Leucogen e estou muito satisfeita com os resultados,obrigada.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Simone, bom saber que seu filho está melhor. Outra informação para você é que os pacientes cadastrados no programa Cuidados Pela Vida possuem um benefício a mais, o Saudável Saber, um acompanhamento de farmacêuticos e enfermeiros 24h, via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações a respeito do tratamento. Abraços para você e para seu filho.

Tatiana

Minha filha tomou no final do ano passado o Leucogem somente por um mês devido valor ser alto e mesmo assim foi ótimo!! Não teve mais crises de sinusite e garganta infeccionada.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Tatiana, ficamos felizes com a melhora da sua filha! Outra boa notícia é que os pacientes cadastrados no programa Cuidados Pela Vida possuem um benefício a mais, o Saudável Saber, um acompanhamento de farmacêuticos e enfermeiros 24h, via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode entrar em contato no número 0300 118 1006 para esclarecer qualquer dúvida quanto ao tratamento e ao medicamento. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.