A maior parte das infecções é causada por vírus ou bactérias? Como proteger seu filho?


  • +A
  • -A

Os vírus são responsáveis pela maioria dos casos de infecções, sobretudo em crianças. Eles são capazes der causar doenças respiratórias frequentes, como gripes e resfriados. Para tratar essas infecções, os medicamentos imunomoduladores são uma das alternativas indicadas pelos médicos, pois atuam no fortalecimento do sistema imunológico, auxiliando no combate a vírus e outros microrganismos.

Uso dos imunomoduladores em crianças


“Quando os vírus invadem o organismo e causam infecção, sua multiplicação pelo corpo se dá, principalmente, por conta de um sistema imunológico deficiente, fragilizado, gerando sintomas e intensidades variados”, informa a imunologista Roberta Rodrigues. Os imunomoduladores
garantem às crianças uma imunidade fortalecida, capaz de conter o avanço desses agentes infecciosos.

Além da gripe e dos resfriados, os vírus podem causar outras doenças comuns ao meio, tais como gastroenterites agudas, dengue, febre amarela, varicela (catapora), dentre outras. Por conta de todos esses riscos, é essencial “investir” na imunidade do seu filho, até porque ela ainda está em formação e, portanto, mais vulnerável a essas infecções.

Tratamento com imunomoduladores pode ser reforçado com outros métodos


“Em geral, quadros virais tendem a se resolver espontaneamente, com o próprio sistema imunológico combatendo a infecção. O tratamento recomendado é sintomático, com muita hidratação, repouso e medicação para febre e dor”. Os imunomoduladores servem para somar, potencializando o tratamento com a
atuação direta no sistema imunológico do seu filho.  

A alimentação também possui papel fundamental para garantir às crianças uma imunidade fortalecida, atuando em parceria com os medicamentos imunomoduladores. Nutrientes como zinco, selênio, ômega 3 e as vitaminas E, C, A e B6 devem ser priorizados. Eles podem ser encontrados nos vegetais verde escuros, oleaginosas, azeite, salmão, leguminosas, castanhas, alho, frutas cítricas, tomate, dentre outros.

Dra. Roberta Rodrigues da Silva é alergista, imunologista e atua em São Paulo. CRM-SP: 94054

Foto: Shutterstock

TAGS
gripe
imunidade
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "A maior parte das infecções é causada por vírus ou bactérias? Como proteger seu filho?"

Claudia Helbig

O Segredo sempre foi: uma boa alimentação e bastante água, além de brincar muito!!😍😍

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.