AchèAchè
    search
    Título

    Para que serve a angioplastia? Saiba mais sobre esse procedimento!

    Uncategorized

    Por

    O tratamento de doenças cardiovasculares, muitas vezes, envolve apenas o uso de medicações e mudanças na rotina para tornar o dia a dia mais saudável. No entanto, há casos mais desafiadores e mais graves que precisam de cirurgias, como a angioplastiaQuer entender mais sobre o procedimento e saber em que casos é indicado? Continue lendo esta matéria!

    Angioplastia permite normalizar o fluxo de sangue no coração

    “A angioplastia serve para desobstruir a coronária, artéria do coração. Ela é indicada em pacientes que têm obstrução nas coronárias, causada principalmente por placas de gordura e trombos”, afirma o cardiologista Guilherme Utsumi. Geralmente, o procedimento é realizado após um caso de infarto ou angina (dor no peito).
    A angioplastia é feita com a inserção de um tubo pelo braço ou pela perna. Este tubo será guiado até a artéria entupida e lá será feita sua desobstrução. Se necessário, será implantada uma placa metálica, chamada de stent, que servirá para manter a artéria aberta, permitindo a passagem do sangue. 

    Procedimento oferece riscos à vida do paciente?

    De acordo com o especialista, assim como em todo procedimento cirúrgico, também existem riscos na realização da angioplastia, mas as chances de algo acontecer são muito pequenas. “Podem ocorrer insuficiência renal, arritmias e embolização, mas as principais complicações estão relacionadas à punção da artéria, como hematomas, sangramentos e dor local”, cita o médico. 
    Após o procedimento, é fundamental que o paciente se mantenha em repouso e não faça esforços físicos nos primeiros dias. “Além disso, é indispensável o uso correto das medicações e mudar o estilo de vida para controlar os principais fatores de risco, como dieta, atividade física e perda de peso. É importante também parar o tabagismo”, conclui o cardiologista. 

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes