AchèAchè
search
Título

Pacientes com a hipertensão controlada correm algum risco com a prática intensa de atividades físicas?

Hipertensão

Por Dr. Marcus Gaz

19 de outubro de 2023

Quem é diagnosticado com hipertensão e controla a doença de maneira adequada, tem boas chances de ficar bem mesmo com a prática intensa de atividades físicas, desde que seja feita com acompanhamento médico. No entanto, quando a atividade é iniciada já em um nível de intensidade alto, corre-se riscos. Vale destacar que a prática de exercícios, de forma geral, é benéfica para o tratamento destes pacientes.  

Perigos na prática de exercícios intensos para pessoas com hipertensão

“Alguns pacientes começam uma rotina muito intensa de esportes, sem a supervisão necessária. Nesses casos, por se tratarem de pacientes com risco cardiovascular mais elevado pela presença de hipertensão e de outras comorbidades, correm riscos durante a prática esportiva”, afirma o cardiologista Marcus Gaz.
Existe risco para os pacientes que iniciam atividades intensas, seja exercício aeróbico (ex: corridas e ciclismo) ou musculação; que não passam por avaliação cardiológica; e que não têm a supervisão necessária para a prática de esporte intenso ou competitivo. “Esses pacientes hipertensos estão em maior risco de eventos cardiovasculares durante o esporte e devem ter cuidado e supervisão”, recomenda Gaz.
Contudo, quando o paciente passa por avaliação cardiológica de rotina, está bem controlado e adequadamente medicado, os riscos são semelhantes ao da população não hipertensa, ou seja, muito baixos. Inclusive, a rotina de atividades físicas ajuda não só no melhor controle da doença hipertensão, como também reduz a incidência de eventos cardiovasculares como AVC e Infarto nessa população.

Começar com atividades físicas leves é o ideal

O ideal é começar por exercícios de leve a moderada intensidade, aumentando progressivamente a carga de treinamentos, de forma contínua, monitorada e supervisionada. Orientações dietéticas adequadas por nutricionistas, evitar a automedicação quando sentir dores, evitar o consumo de álcool e tabaco, são outras medidas que também reduzem os riscos do esporte intenso para os portadores de hipertensão arterial”, completa o cardiologista.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
Cardiologia
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Doença silenciosa: A ausência de sintomas da hipertensão pode prejudicar o tratamento?

A hipertensão é uma doença crônica que provoca o aumento da pressão arterial, mesmo em momentos de repouso, colocando em risco não só a saúde do sistema cardiovascular como de todo o corpo. Uma de suas principais características é a ausência de sintomas na maior parte dos casos, o que pode acabar atrasando o diagnóstico […]

Artigos
Perder peso ajuda a controlar a pressão alta? Por quê?

É provável que você conheça ou conviva com alguém que sofre de pressão alta, já que segundo o Ministério da Saúde, 35% da população brasileira tem hipertensão arterial, o que engloba cerca de 17 milhões de pessoas. Trata-se de uma doença crônica que pode acarretar sérios riscos à vida. A boa notícia é que dá […]

Artigos
Um paciente com hipertensão controlada pode ter episódios de pressão baixa?

O aumento da pressão arterial a níveis acima do recomendado é uma doença conhecida como hipertensão. Procurar a ajuda de um profissional para tratá-la é fundamental para evitar complicações, como o infarto. No entanto, em algumas situações, mesmo quem conseguiu controlar o problema pode sofrer com picos de pressão baixa. Infecções podem abaixar a pressão […]

Converse com um dos nossos atendentes