AchèAchè
    search
    Título

    Osteoporose: Quais exercícios podem ser feitos em casa com segurança durante a quarentena?

    Doenças dos Ossos

    Por

    A pandemia do novo coronavírus e as medidas de isolamento social podem até dificultar a prática de atividades físicas nas academias e ao ar livre, mas não devem ser desculpa para deixar o sedentarismo vencer. Mesmo em casa, é possível se exercitar com segurança, o que é muito importante para o combate à osteoporose

    A prática de exercícios físicos é um dos pilares do tratamento da osteoporose e deve ser mantida durante a quarentena. Atividades que trabalham os músculos, por exemplo, impedem a progressão acentuada da doença, estimulando a produção de tecido ósseo e ainda ajudando a formar uma camada de proteção contra impactos. 

    Alongamentos e abdominais podem ajudar quem tem osteoporose

    “Os exercícios que podem ser feitos em casa são aqueles que utilizam o próprio peso do corpo e que valorizam os alongamentos. Os alongamentos para coluna, quadris, ombros e tornozelos são muito importantes com o passar dos anos, já que perdemos boa parte da elasticidade dos músculos”, afirma o ortopedista Mário Soares. 

    O médico explica que todos os exercícios que envolvem o chamado CORE (região central do corpo e que compreende o abdômen, o quadril e a área pélvica) são recomendados: “Pranchas altas ou baixas, abdominais, pontes com o quadril elevado, agachamentos, flexões de braço, polichinelos e barras são exemplos”. 

    Escolha um ambiente seguro para fazer exercícios físicos


    Na hora de se exercitar, é preciso ter cautela com o ambiente ao redor. “Sempre empurrar os móveis para ter espaço suficiente para fazer seus exercícios sem risco” é o conselho do Dr. Soares. O especialista recomenda ainda colocar um tapete grosso ou um colchonete para ter mais conforto e proteção. 

    Foto: Getty Images

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes