Por que a atividade física ajuda na prevenção da osteoporose?

  • +A
  • -A

A prática de atividade física é indicada como adjuvante no tratamento e prevenção contra a osteoporose, pois protege e estimula os ossos. O exercício promove a manutenção de um peso corporal adequado – evitando, assim, complicações nos ossos decorrentes do sobrepeso – e permite o fortalecimento ósseo. 

Benefícios da atividade física na prevenção da osteoporose


“O exercício físico que gera impacto e/ou tensão constitui um importante estímulo para a formação e fortalecimento dos ossos, pois transmite ao organismo a mensagem de que ele precisa aumentar a massa óssea para resistir ao impacto. Além disso, estimula a absorção de cálcio no organismo”, explica a geriatra Aline Ferreira. 

Além disso, grandes períodos de imobilização e de falta de exercícios podem levar à osteoporose pela ausência de tensão mecânica exercida pelos ossos, por meio da ação antigravitacional (não necessariamente pela falta de movimento). “Na falta de peso gravitacional e no repouso em cama, o conteúdo mineral da coluna e do calcâneo diminui em 1% por semana. Pode-se perder em torno de 30 a 40% de massa óssea total durante seis meses de imobilização completa”, informa a médica.

Exercícios mais indicados


Segundo a especialista, os exercícios físicos mais indicados
são os que provocam grande tensão muscular, como musculação, pilates, treino funcional e hidroginástica resistida. “Quando esses exercícios são associados a atividades que gerem impacto, como caminhada, trote e corrida, os resultados tendem a ser ainda melhores”, afirma Aline.

Outras medidas de prevenção e tratamento


É importante ressaltar que a prática de exercício físico não é, isoladamente, suficiente para prevenir e tratar a osteoporose. Junto disso deve haver outras medidas, como
uso de medicamento específico capaz de frear a perda de massa óssea que caracteriza a doença. “É recomendado, ainda, buscar uma dieta rica em fontes de cálcio, exposição solar adequada e acompanhamento médico regular”, finaliza a geriatra.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Aline Ferreira Bandeira de Melo

Dra. Aline Ferreira Bandeira de Melo

Geriatria

CRM: 12235 / GO

TAGS
doenca-dos-ossos
ossos
osteoporose
problemas-de-ossos

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Por que a atividade física ajuda na prevenção da osteoporose?"

Neusi Maria Moreira

Ótima informação infelizmente eu não tive acesso antes a 1 ano sofri fratura femoral e a informação so veio junto com as consequências , já é um assunto bem assistido mas ainda falta buscar mais pra reverter entes das quedas. Gostei muito e vivo pesquisando

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Neusi. Ficamos felizes em saber que nosso conteúdo tem lhe ajudado. Torcemos por sua completa recuperação.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.