AchèAchè
    search
    Título

    Osteoartrite: Como o paciente pode escapar do sedentarismo causado pela perda da mobilidade?

    Uncategorized

    Por

    Entre muitos pacientes da osteoartrite, é comum observar o sedentarismo provocado pelas dores e pela perda da mobilidade. No entanto, fugir do sedentarismo é importante para o combate à doença. A Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) afirma que exercícios físicos incorporados ao tratamento são capazes de melhorar o desempenho funcional das juntas, diminuem a necessidade de medicamentos e ainda trazem benefícios psicológicos.

    Exercícios físicos devem ser supervisionados


    O primeiro passo antes de começar as atividades físicas é procurar a orientação de um especialista. A reumatologista Mariana Ferreira explica que as práticas podem diminuir a instabilidade articular por meio do fortalecimento muscular e de medidas posturais. “Os exercícios devem ser orientados e supervisionados, levando em consideração as limitações particulares de cada paciente. São recomendados os exercícios aeróbicos de baixo impacto e os focados na melhora da amplitude de movimento e flexibilidade”, informa a médica.

    Andar de bicicleta e caminhar, além de fazer pilates, hidroginástica e natação são alguns exemplos de exercícios indicados. “É fundamental para os pacientes com osteoartrite de joelhos o fortalecimento do quadríceps, importante músculo da coxa. Isso pode ser feito por meio da musculação com baixa carga e exercícios isométricos, que poupam a articulação”, recomenda Dra. Mariana.

    Fugir do sedentarismo diminui risco às articulações

    A inatividade excessiva pode agravar o quadro de osteoartrite, deixando as cartilagens ainda menos saudáveis e propensas a lesões. Uma articulação pode sofrer um trauma caso uma atividade exceda a capacidade da junta de se proteger. Os exercícios, principalmente os de fortalecimento, atuam nos músculos satélites, cápsulas e tendões e permitem que o corpo possa aguentar melhor o seu próprio peso e absorver o impacto de atividades diárias. 

    Essas práticas contribuem para o tratamento e, em alguns casos, até reduzem os sintomas de dor e rigidez. Já os exercícios aeróbicos também desempenham um papel importante na saúde como um todo, colaborando para o emagrecimento e permitindo que as articulações que seriam afetadas pelo sobrepeso fiquem menos sobrecarregadas.


    Dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR):
    https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/osteoartrite-artrose/

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes