AchèAchè
    search
    Título

    Os sintomas da asma costumam piorar à noite? Por quê?

    Uncategorized

    Por

    Doença comum que acomete as vias aéreas ou brônquios, a asma provoca sintomas bastante característicos, como falta de ar/dificuldade de respirar, tosse e chiado no peito. Diz-se que esses sintomas tendem a piorar durante a noite, afirmação que aparece, inclusive, no portal da Sociedade Brasileira de Pneumologia e tisiologia. 

    Piora dos sintomas da asma à noite


    De acordo com o pneumologista Mauro gomes, não há uma explicação lógica e definitiva para essa suposta piora dos sintomas de asma durante a noite. “Por mais que não haja ainda um esclarecimento preciso nesse sentido, o fato é que para algumas pessoas os sintomas simplesmente pioram à noite”, afirma o profissional. 

    Ainda segundo o especialista, a piora dos sintomas da asma à noite pode ser explicada de forma mais concreta em um caso específico: quando o paciente possui, além de asma, doença do refluxo. Vale ressaltar que essa piora noturna dos sintomas vale tanto para a noite quanto para toda a madrugada.

    Principais medidas de tratamento e prevenção contra asma


    Outro fator que influencia na piora dos sintomas da asma, segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia,
    é a prática de atividades físicas. No entanto, é importante ter em mente que o exercício físico é indicado como prevenção e tratamento da asma, desde que feito com intensidade leve, no máximo moderada, e acompanhamento de especialistas.

    O tratamento destinado aos pacientes com asma exige o uso de medicamentos específicos, broncodilatadores e corticoides, tanto os de efeito rápido, para situações emergenciais (crises), quanto os de uso rotineiro, para controlar o quadro no geral. Outras medidas importantes de tratamento e prevenção: cessar o tabagismo, evitar contato com alérgenos e situações de estresse, dentre outros.     

     

    Dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT): https://sbpt.org.br/portal/espaco-saude-respiratoria-asma/

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes