AchèAchè
search
Título

Olho seco: o clima pode influenciar a produção de lágrimas?

Uncategorized

19 de outubro de 2023

Você sabia que o nosso corpo sofre com as mudanças climáticas? Além da pele, que costuma ficar bastante ressecada no inverno e mais oleosa no verão, os olhos também são impactados pelas alterações de temperatura e umidade, principalmente em quem possui a síndrome do olho seco. De acordo com o oftalmologista Paulo Dantas, o clima pode influenciar (e muito) na produção de lágrimas. A boa notícia é que dá para resolver esse problema com cuidados bem simples. Conheça o tratamento adequado para esse caso!

O clima pode influenciar a produção de lágrimas?

 

De acordo com o especialista, a mudança de temperatura, o ambiente e até mesmo o clima podem influenciar o funcionamento do canal lacrimal: “Supõe-se que, em estações mais secas, haja um estímulo maior à produção de lágrimas em resposta à maior evaporação da superfície ocular e, consequentemente, um aumento da osmolaridade do filme lacrimal”. 
Essa osmolaridade é uma alteração na composição da lágrima, um dos fatores que levam ao olho seco e que pode causar inflamação da superfície ocular. O médico explica que, em regiões com polinização mais acentuada, acontece o mesmo. Doutor Dantas ainda ressalta que pacientes com olho seco ou com algum tipo de alergia acabam apresentando mais sintomas nessas circunstâncias. 
Além do clima, o oftalmologista diz que outro fator que deve ser levado muito em consideração com relação à síndrome do olho seco é o uso de alguns medicamentos de uso oral: “Principalmente os ansiolíticos benzodiazepínicos e antidepressivos. Por isso, o médico deve estar atento a essa fonte comum de olho seco”, alerta.

Cuidados para evitar a diminuição ou alteração na produção de lágrimas

 

Se você não quiser conviver com alterações ou diminuições na produção de lágrimas, é fundamental adotar alguns cuidados, especialmente quando o clima estiver mais seco. Nestes casos, o oftalmologista lista uma série de dicas para melhorar a saúde ocular:
– Criar um ambiente menos hostil, com eliminação do uso de ar-condicionado;
adotar plantas aquáticas;
– comprar aquários;
– investir em um umidificador de ambiente;
– evitar o contato com fumaças (principalmente de cigarro).
Todas essas medidas ajudam bastante a prevenir e controlar o problema. Mas, além desses paliativos, o médico indica o uso de lubrificantes oculares sob forma de colírio: “De preferência sem conservantes ou com tecnologia que elimine a necessidade desses conservantes”.

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
É necessário usar cloro para limpar vegetais que serão comidos crus?

Adotar cuidados com a alimentação para melhorar e proteger sua saúde não significa apenas escolher uma boa variedade de produtos, ricos nos mais diversos nutrientes. É importante também saber como higienizá-los e prepará-los adequadamente. Soluções feitas com cloro, por exemplo, devem ser usadas para limpar vegetais crus para evitar parasitoses intestinais. Confira algumas dicas de higienização […]

Artigos
O pré-diabetes pode ser revertido, antes da manifestação plena da doença?

Como o nome sugere, o pré-diabetes é um quadro que antecede o diabetes e que também apresenta elevação importante de açúcar no sangue, porém não o suficiente para que o diagnóstico da doença seja feito. Caso o aumento da glicose no sangue seja identificado ainda nesta fase, é possível evitar que a doença se manifeste […]

Artigos
Obesidade: Como proteger as articulações quando estamos acima do peso?

A obesidade provoca uma série de consequências ruins para a saúde e uma delas é o desgaste das articulações. O peso excessivo do corpo sobrecarrega essas estruturas, além de ossos e cartilagem. Emagrecer torna-se, então, uma medida necessária. Para isso, deve-se recorrer a um profissional que oriente o tratamento adequado.    “O passo inicial é […]

Converse com um dos nossos atendentes